Aracaju (SE), 21 de maio de 2022
POR: Raquel Teixeira Passos
Fonte: Assessoria Unit
Em: 18/01/2022 às 14h10
Pub.: 18 de janeiro de 2022

Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental


O cuidado com a saúde mental vai além da prevenção contra o adoecimento.


Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental (Imagem: Assessoria Unit)

Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental (Imagem: Assessoria Unit)


Durante o auge da pandemia de covid19, falar sobre saúde mental se tornou comum. No entanto, desde 2014, o tema é foco de um movimento mundial chamado Janeiro Branco. Em 2022, o tema da campanha é ‘o mundo pede saúde mental’ e tem como objetivo mostrar a importância de cuidar das necessidades humanas relacionadas à saúde mental e emocional.


Quando se pensa neste tema, geralmente, as pessoas o relacionam ao acometimento de transtornos mentais como depressão e ansiedade. Mas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado pleno de bem-estar físico, mental e social. Ou seja, a saúde mental vai muito além da ausência ou presença de doenças.


A coordenadora da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), professora Jacqueline Caldeiras, concorda que há um equívoco quando o assunto é saúde mental. “A saúde mental envolve tudo que está na complexidade  humana. É a gente  pensar desde políticas públicas para a saúde mental até a prática de uma espiritualidade saudável que perpassa também por uma prática de atividade físicas e de condições sociais dignas”, explicou.


Todo indivíduo é dotado de emoções e está sujeito a desafios e mudanças em várias fases da vida. É a forma como ele lida com tais exigências que mostram se há desequilíbrio mental ou não. Na maioria das vezes, uma pessoa saudável consegue enfrentar e discernir esses momentos com assertividade. 


Para quem não consegue, é essencial procurar a ajuda de um profissional. Foi o que aconteceu com muita gente durante a pandemia. “Passamos por um processo de isolamento em moradias que não traziam conforto. Vivemos resquícios desse período que vão além das perdas e do adoecimento. Por isso é muito importante falar da saúde mental e contribuir com a esperança de uma sociedade mais equilibrada, empática, que foca no todo”, enfatizou a coordenadora Jacqueline Caldeiras.


Confira algumas dicas para cuidar da saúde mental:

  • Aceite a si mesmo com suas limitações e qualidades
  • Pratique atividades físicas e aprenda técnicas de relaxamento
  • Administre suas emoções (positivas e negativas)
  • Tenha boas noites de sono
  • Mantenha uma alimentação equilibrada
  • Reserve tempo para o lazer individual ou familiar

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação