Aracaju (SE), 20 de setembro de 2025
POR: Pabulo Henrique
Fonte: Assessoria Unimed Sergipe | AGÔ - Comunicação Estratégica
Em: 22/11/2021 às 11:00
Pub.: 22 de novembro de 2021

Terceira dose da vacina contra a Covid reforça imunidade principalmente em grupos de risco

No último dia 16, o Ministério da Saúde anunciou que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 deverá ser aplicada em todos os brasileiros maiores de 18 anos.  Até o momento, a chamada dose de reforço estava destinada apenas a uma parcela da população.

Márcia Maria Macêdo, médica infectologista cooperada Unimed Sergipe (Foto: Assessoria Unimed Sergipe | AG? - Comunicação Estratégica)

Márcia Maria Macêdo, médica infectologista cooperada Unimed Sergipe (Foto: Assessoria Unimed Sergipe | AG? - Comunicação Estratégica)

A médica infectologista cooperada Unimed Sergipe, Márcia Maria Macêdo, explica que o reforço é necessário neste momento, principalmente diante do surgimento de mutações do vírus, chamadas de variantes.

"As vacinas contra Covid-19 são seguras e altamente eficazes, incluindo casos graves, e salvam  vidas.  No entanto, o surgimento de novas variantes que aumentam a transmissibilidade da doença Covid-19, como a delta, poderiam por em risco os indivíduos mais susceptíveis como os idosos e imunossuprimidos, que podem não apresentar resposta de anticorpos suficiente como defesa. Com a dose de reforço há melhora da resposta imune", explica  Márcia.

Anteriormente, o reforço era indicado apenas para maiores de 60 anos, profissionais da saúde e pessoas com problemas no sistema imunológico. O que também mudou foi o intervalo de tempo entre a segunda dose e a dose de reforço, que caiu de seis para cinco meses.

O Governo Federal assegura que há doses suficientes para a terceira aplicação, que já começou a ser ofertada em todo o país. “A terceira dose ou reforço pode ou não coincidir com o esquema tomado previamente. Atualmente, a preferência é que a terceira dose seja da Pfizer", afirma a infectologista.


Mais de 10 mil empresas podem ser excluídas do Simples :: Por Marcio Rocha

Um dos maiores eventos do agronegócio em Sergipe, ExpoGlória acontece neste mês

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação