Aracaju (SE), 17 de outubro de 2021
POR: Prefeitura de Aracaju
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 23/09/2021 às 16h07
Pub.: 24 de setembro de 2021

Banho é importante para higiene da pele e controle da covid-19, alerta especialista


Este mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou um guia com informações e orientações para o uso do banho como instrumento para fortalecer a higiene diária. Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça que os hábitos de higiene pessoal são importantes para a saúde, afastando o risco de doenças, principalmente em tempos de covid-19.


Banho é importante para higiene da pele e controle da covid-19, alerta especialista (Foto: Ascom SMS Aracaju)

Banho é importante para higiene da pele e controle da covid-19, alerta especialista (Foto: Ascom SMS Aracaju)


O objetivo do guia é esclarecer a sociedade diante de notícias falsas ou alegações infundadas, que estão circulando sobre a prática de banho regulares, apontando para possíveis impactos negativos, como prejuízos à pele com a retirada de camadas de proteção. 


De acordo com a médica dermatologista do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), Silvia Carolina de Souza Guedes, o banho é importante para retirar as impurezas da pele adquiridas por diferentes fontes, do suor à poluição.


“Esse hábito também ajuda a dar uma sensação de bem-estar e a relaxar a musculatura. Entre os problemas que podem aparecer pela falta de higiene com a pele estão micoses, doenças infecciosas por bactérias e agravamento do envelhecimento da pele pela exposição à poluição e oleosidade”, explica.


Banho deve ser diário
O banho diário é um hábito que deve ser praticado e estimulado nas diferentes faixas etárias, pois a falta de higiene pode ser prejudicial à saúde, em especial contra a covid, pois a limpeza da pele e dos cabelos ajudam na proteção contra da doença.


Higiene pessoal
Durante o dia, as pessoas tocam em diversas superfícies contaminadas. “E a mão é um ambiente favorável para o desenvolvimento, proliferação e transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias", destaca a dermatologista.


"Por isso, se a mão não for higienizada da forma correta e esses agentes infecciosos entrarem em contato com as mucosas, seja coçando os olhos, o nariz ou até passando os dedos pelos lábios, há o risco de contaminação. Procure mantê-las as unhas limpas e bem cortadas, esse cuidado evita o acúmulo de sujeiras bem como de germes embaixo delas”, completa Silvia.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação