Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: Ascom Unimed
Fonte: Ascom Unimed
Em: 14/06/2021 às 15:12
Pub.: 14 de junho de 2021

Dia do Doador de Sangue: uma única doação pode salvar até quatro vidas

Um gesto de amor e de solidariedade que salva vidas: a doação de sangue. Neste dia 14 de junho, todos os doadores de sangue voluntários são homenageados em todo o mundo como uma forma de agradecimento pelo gesto e também como uma tentativa de incentivo a outras pessoas a praticarem a solidariedade. No Brasil, apesar das sucessíveis campanhas, o número de doadores ainda é considerado baixo.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, apenas 1,6% dos brasileiros são doadores de sangue, o que significa que, a cada 1.000 habitantes, apenas 16 realizam o ato. O ideal seria que, no mínimo, 5% da população doasse sangue regularmente. Segundo o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), a doação no Estado registrou uma diminuição de 50% desde o início da pandemia.

Com apenas uma doação de sangue, de 450 mililitros, é possível salvar a vida de até 4 pessoas. Essa quantidade de sangue é reposta no organismo em 24 horas. Caso o doador tenha se infectado com o coronavírus, deve aguardar 30 dias após a recuperação completa. Se tiver tomado a vacina anti-Covid Coronavac, deve aguardar dois dias para realizar a doação. Para as demais vacinas (AstraZeneca e Pfizer), aguardar sete dias.

Assessor de sustentabilidade da Unimed Sergipe, o médico Rômulo de Oliveira (Foto: Ascom Unimed)

Assessor de sustentabilidade da Unimed Sergipe, o médico Rômulo de Oliveira (Foto: Ascom Unimed)

O assessor de sustentabilidade da Unimed Sergipe, o médico Rômulo de Oliveira, chama a atenção para a importância da continuidade das doações, mesmo durante a pandemia. “A Organização Mundial de Saúde estimou que durante a pandemia houve uma queda de 30% na doação de sangue. Este fato trouxe grande impacto negativo, tendo em vista que, apesar da pandemia, as diversas doenças, procedimentos cirúrgicos e os acidentes que necessitam de sangue continuaram a existir. Daí a importância da conscientização em doar sangue neste período. Os hemocentros estão preparados e adotam critérios sanitários rigorosos contra a pandemia, sendo totalmente seguro”, explica Rômulo Oliveira.

Ainda segundo o médico, para se tornar um doador, é preciso observar alguns aspectos físicos, além de haver uma preparação prévia. “É necessário apresentar boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, sendo que as pessoas com até 69 anos só podem doar se a sua primeira doação tenha sido feita até os 60 anos; pesar no mínimo 50 quilos; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação e evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação”, observa o médico.

Na Unimed Sergipe, todos os anos os colaboradores da cooperativa são estimulados através de campanhas a realizar a doação. Antes da pandemia, era disponibilizado um micro-ônibus para, no Dia Mundial do Doador de Sangue, os colaboradores pudessem ir fazer sua doação no Hemose.

“A Unimed Sergipe promove, durante todo ano, campanhas educativas internas e externas que estimulam a doação de sangue por parte dos seus colaboradores, cooperados e clientes e, através da sua assessoria de sustentabilidade, mobiliza o grupo de voluntários para doar, principalmente no dia 14 de junho, considerado o dia mundial do doador de sangue”, destaca Dr. Rômulo.

Dia Mundial do Doador de Sangue
A iniciativa de criar uma data específica para homenagear o doador de sangue da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde 2014, a data é celebrada em todo o mundo e teve o dia 14 de junho escolhido em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943) que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos.


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação