Aracaju (SE), 19 de junho de 2026
POR: Jonas Valente
Fonte: Agência Brasil
Em: 09/06/2021 às 19:11
Pub.: 10 de junho de 2021

Anvisa autoriza testes em humanos para a vacina ButanVac

Imunizante será produzido pelo Instituto Butantan.

Anvisa autoriza testes em humanos para a vacina ButanVac (Foto: Divulgação/ Governo de São Paulo)

Anvisa autoriza testes em humanos para a vacina ButanVac (Foto: Divulgação/ Governo de São Paulo)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de testes em humanos para o desenvolvimento da vacina ButanVac, projeto conduzido pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

A ButanVac é um imunizante com tecnologia predominantemente nacional e que, caso obtenha registro, poderá ser fabricada integralmente no Brasil. A agência deu a autorização condicionada à apresentação de dados complementares sobre o andamento das pesquisas.

De acordo com a Anvisa, a pesquisa clínica da ButanVac das fases 1 e 2 terá três etapas, com previsão de participação de 6 mil voluntários. A autorização dada hoje corresponde à fase A, da qual participarão cerca de 400 pessoas.

Os testes serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Em seu Twitter, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comemorou a autorização. Ele informou que o Instituto Butantan já produziu 7 milhões de doses do imunizante.

Edição: Fernando Fraga

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação