Aracaju (SE), 14 de maio de 2025
POR: Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Em: 31/01/2019 às 10:28
Pub.: 28 de janeiro de 2020
Atualizada: 31/01/2019 às 11h21

Nova gripe fatal e chá de erva doce - É FAKE NEWS!

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.

Nova gripe fatal e chá de erva doce - ? FAKE NEWS! (Imagem: Ministério da Saúde)

Nova gripe fatal e chá de erva doce - ? FAKE NEWS! (Imagem: Ministério da Saúde)

Olá! Não compartilhe essa mensagem! É falsa! O Hospital das Clínicas de São Paulo esclareceu que não realizou alertas à população sobre um suposto vírus da gripe que se espalha.

Além disso, as orientações que o chá de erva-doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu é falsa! O chá de erva-doce não possui o princípio ativo do Tamiflu (fosfato de oseltamivir).

Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, uma unidade de saúde. O médico é que vai avaliar a necessidade de prescrever uso do antiviral fosfato de oseltamivir. 

De acordo com o Protocolo de Tratamento de Influenza 2015, do Ministério da Saúde, o uso do antiviral fosfato de oseltamivir está indicado para todos os casos de síndrome respiratória aguda grave e casos de síndrome gripal com condições e fatores de risco para complicações.

O remédio é prescrito em receituário simples e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

O início do tratamento deve ser preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. O antiviral apresenta benefícios mesmo se administrado após 48 horas do início dos sintomas.

Matéria publicada no Portal do Ministério da Saúde em 31 de janeiro de 2019


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação