São Cristóvão amplia a campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos
A campanha de vacinação contra o HPV foi ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos e segue até o dia 30 de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde de São Cristóvão, reforçando o compromisso da gestão municipal com a prevenção e o cuidado com a saúde da população. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é voltada especialmente aos jovens que ainda não receberam nenhuma dose da vacina e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, considerando que a imunização é uma das formas mais eficazes de proteger contra o câncer do colo do útero.
De acordo com Séphora Santos, Coordenadora de Imunização do município, a ampliação da faixa etária é uma medida estratégica e necessária. “Compreendemos a vacinação como uma das principais estratégias de prevenção contra o câncer do colo do útero. Por isso, a ampliação do período de intensificação para adolescentes de 15 a 19 anos vem reafirmar a importância da busca ativa daqueles que ainda não foram vacinados e que seguem suscetíveis ao contágio”, destacou a coordenadora.
Ainda segundo com Séphora, desde o ano passado, quando ocorreu a primeira ampliação dessa faixa etária, a adesão da sociedade vem sendo muito positiva. “Reforçamos a necessidade da vacinação desse público e alcançamos um quantitativo superior a duas mil doses aplicadas, com uma concentração expressiva justamente entre adolescentes de 15 a 19 anos. Isso demonstra que a estratégia está no caminho certo”, completou.
Documentação necessária
Para receber a vacina, basta procurar a UBS de referência e apresentar cartão de vacinação, documento de identificação com foto e CPF. A vacinação continua disponível também para o público prioritário, formado por crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.