FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 31 de outubro de 2025
POR: Ascom Ipesaúde
Fonte: Ascom Ipesaúde
Em: 08/09/2025 às 13:12
Pub.: 08 de setembro de 2025

Ipesaúde se destaca no atendimento a neurodivergentes no agreste sergipano

Ipesaúde se destaca no atendimento a neurodivergentes no agreste sergipano - Foto: Ascom Ipesaúde

O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) tem se consolidado como polo de referência no cuidado de pessoas neurodivergentes em Sergipe, oferecendo atendimento integrado e humanizado. Um marco desse compromisso foi a criação, em 2024, do Centro de Terapias Integradas. No entanto, a atuação da autarquia vai além: a Unidade Regional de Itabaiana registrou em 2025, até o momento, mais de 600 atendimentos em psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Na região agreste, o trabalho desenvolvido pelo Ipesaúde tem se destacado pelo cuidado atento e abrangente com foco em ações que integram diferentes áreas da saúde. A psicóloga Amanda Melo, que atua na Regional Itabaiana, ressalta que o atendimento psicológico aborda a escuta clínica e se estende à promoção da qualidade de vida dos pacientes.

“A saúde mental vai além do aspecto emocional e exige uma abordagem ampla. Aqui em Itabaiana, o trabalho multidisciplinar envolve não só o campo psicológico, mas também diversas áreas da saúde que contribuem para o bem-estar de cada pessoa. É por meio dessa integração que podemos acompanhar melhor o emocional, o comportamento e promover mudanças que garantam maior autonomia e bem-estar”, explica Amanda.

Mylena Mendonça, terapeuta ocupacional da Regional, destaca que dentro de sua área, o público atendido é majoritariamente infantil, incluindo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), hiperatividade e síndrome de Down. “A terapia ocupacional é essencial para promover a autonomia das crianças, auxiliando-as na prática das atividades diárias. O trabalho começa com uma entrevista detalhada com os pais e observação do comportamento das crianças para traçar objetivos claros nos atendimentos”, pontua.

A fonoaudióloga Alice Argolo destaca a importância do trabalho integrado, por exemplo, no acompanhamento de crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem. Ela citou o caso do pequeno Levi: “A atuação da fonoaudiologia com a psicologia e a terapia ocupacional é vital para promover bem-estar e saúde mental dos pacientes. Um exemplo é o caso de Levi, que chegou à unidade com apenas dois anos após a identificação de um atraso global no desenvolvimento”.

“Realizamos uma avaliação e, ao longo de pouco mais de um ano, trabalhamos estímulos linguísticos e cognitivos de Levi, em parceria com a família, até atingir os marcos esperados para a idade e receber alta da fonoaudiologia”, diz Alice. Ela ressalta que o acompanhamento de Levi continua na psicologia, reforçando a importância do olhar integrado para atender às diferentes demandas que podem surgir ao longo do desenvolvimento infantil.

História de transformação

Mãe de Levi, Ilana Santos compartilha a experiência positiva com o Ipesaúde: “Resolvi trazer Levi para cá porque ele tinha atraso na fala. Quando consegui a vaga, foi uma das melhores oportunidades que ele teve. Hoje, ele fala tudo o tempo todo e isso fez toda a diferença. Os profissionais são muito educados e cuidadosos e tratam a gente super bem”.

Com uma abordagem centrada no paciente e uma equipe dedicada, a Regional Itabaiana reforça sua missão de garantir inclusão, saúde e apoio contínuo às famílias do interior sergipano, sendo um exemplo para outras regiões do estado.

O coordenador da Unidade de Itabaiana, David Torres, pondera que, com uma abordagem centrada no paciente e uma equipe dedicada, a Regional reforça a sua missão de garantir bem-estar, saúde e apoio aos beneficiários da região. “Aqui, entendemos que cada pessoa possui particularidades que precisam ser acompanhadas de forma integrada. A soma das especialidades é o que garante qualidade de vida aos pacientes”, conclui.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação