FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 31 de outubro de 2025
POR: Acácia Merici
Fonte: Assessoria de Imprensa
Em: 04/09/2025 às 08:40
Pub.: 04 de setembro de 2025

Simpósio Sergipano de Câncer de Mama 2025 abordará avanços científicos no diagnóstico e tratamento

Evento está na terceira edição, é promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Sergipe e reunirá especialistas nacionais

Simpósio Sergipano de Câncer de Mama 2025 abordará avanços científicos no diagnóstico e tratamento - Foto: Assessoria de Imprensa

Pelo terceiro ano consecutivo, Aracaju receberá um dos mais completos eventos científicos da área de saúde e da pesquisa. O III Simpósio Sergipano de Câncer de Mama acontece nos dias 12 e 13 de setembro, no Vidam Hotel, na Orla de Atalaia, e reunirá renomados especialistas da mastologia, oncologia, radiologia de Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento é uma organização da Sociedade Brasileira de Mastologia – Seccional Sergipe (SBM-SE) com apoio da Escola Brasileira de Mastologia.

O III Simpósio Sergipano de Câncer de Mama contará com a presença de pesquisadores e profissionais de saúde que discutirão avanços, desafios e inovações no combate a essa doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. De acordo com a médica mastologista Aline Valadão, presidente da SBM-SE, a edição de 2025 destaca-se pelo compartilhamento de conhecimento, análises sobre avanços na prevenção e no tratamento, na conscientização pública, educação continuada, na modernização das técnicas e nos impactos positivos que podem causar na sociedade e na cura.

“Estaremos reunidos com profissionais de todo o Brasil para compartilhar descobertas recentes e avanços na pesquisa sobre o câncer de mama, incluindo novos tratamentos e tecnologias. Será um momento para avaliarmos o cenário atual em Sergipe e no Brasil, além de trocar experiências, discutir casos clínicos e práticas exitosas. Trataremos estratégias de prevenção e detecção precoce, reforçando a importância do rastreamento, além de discussões sobre tratamentos inovadores que podem oferecer mais qualidade para pacientes com câncer de mama”, pontua a presidente.

A programação inicia no dia 12 de setembro com o Curso Pré-Simpósio com atividade prática (hands-on), um workshop em centro cirúrgico com vagas limitadas, além de além de arena multidisciplinar concomitante à sala principal. Já no dia 13 de setembro, o Simpósio será aberto com a palestra "O Cenário Atual do Câncer de Mama em Sergipe em 2025" e, ao longo do evento, os participantes assistirão a painéis sobre ‘Diálogo entre Patologia, Mastologia e Oncologia’, ‘Mesa Oncoplastia – Revisitando conceitos, refinando resultados: o estado da arte em mastologia’, ‘Inteligência Artificial: rastreamento do câncer de mama: cenário atual e perspectivas futuras”, ‘Diretrizes para rastreamento de câncer de mama em portadores de variantes patogênicas e provavelmente patogênicas’, entre outros temas.

O Simpósio é um evento essencial para todos os envolvidos no combate ao câncer de mama, contribuindo para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas que vivem a batalha da doença.

O III Simpósio Sergipano de Câncer de Mama tem a comissão organizadora os médicos Aline Valadão, presidente da SBM – SE, Thiers Deda Gonçalves, vice-presidente da SBM – SE, Thatiane Oliveira, presidente da Comissão Executiva, e Karina Ferreira, presidente da Comissão Científica. Todas as informações como palestrantes e programação científica completa estão disponíveis no site simposiocancermama-se.com.br.

Dados

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deverá registrar cerca de 704 mil novos casos de câncer em 2025. O câncer de mama é um dos mais incidentes entre as mulheres. Dentre os fatores de risco estão tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, obesidade e alimentação deficiente. Como forma de prevenção, especialistas orientam que a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e atividade física regular, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama.

A detecção precoce do câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. O INCA enfatiza a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce para melhorar os resultados para os pacientes.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação