Aracaju (SE), 14 de janeiro de 2026
POR: Fernanda Santiago
Fonte: Assessoria de Comunicação
Em: 10/01/2025 às 12:46
Pub.: 10 de janeiro de 2025

Prefeitura de Socorro faz mutirão para regularizar situação de mais de 1.200 famílias no Cadastro Único

O mutirão foi iniciado na Piabeta e o primeiro cadastro foi realizado pelo prefeito Samuel

Prefeitura de Socorro faz mutirão para regularizar situação de mais de 1.200 famílias no Cadastro Único - Foto: Milton Carvalho/Assessoria de Comunicação

Com o objetivo de garantir que as famílias de Nossa Senhora do Socorro realizem a atualização cadastral no Cadastro Único, foi iniciado, nesta sexta-feira (10), um mutirão de visitas realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência  Social. O bairro Piabeta foi escolhido para o início desta ação, que trata-se de uma demanda reprimida há mais de dois anos no município. 

A moradora Maria Luciene da Silva, de 52 anos, foi a primeira a realizar o seu cadastro através do mutirão, e relatou que há seis anos tenta concluir o processo, mas nunca conseguiu. “No início do ano passado eu consegui ser atendida e fiz o cadastro, mas fiquei esperando a visita, que era de 30 a 90 dias. Mas nesse meio tempo não aconteceu a visita, passando uns seis meses eu fui até lá e questionei, levando o comprovante. Eles falaram que não foram porque a demanda estava grande”, relatou a dona de casa, que reside na Piabeta com suas duas filhas.

Segundo um levantamento realizado pela pasta, existem mais de 1.200 famílias nesta mesma situação, aguardando a visita da busca ativa. “Temos famílias que estão esperando essas visitas, que é a busca ativa, há mais de seis meses, outras há mais de anos, e com os benefícios bloqueados. Então hoje, a Secretaria de Assistência Social está aqui, na Piabeta, para fazer essa busca ativa e possibilitar o desbloqueio dos benefícios”, explicou o secretário Gledson Oliveira. 

Sandra Magna, coordenadora do Cadastro único e do Bolsa Família, também esteve na ação, ressaltando a importância da busca ativa. ”Estamos de porta em porta, visitando as famílias, identificando quem é que está precisando atualizar e possíveis novos cadastros. A ideia dessa ação hoje aqui na Piabeta é toda a equipe de Assistência, de Cadastro Único, atualizar essas famílias, quem sabe até desbloquear benefícios. A meta de hoje é atingir aqui na Piabeta 107 famílias através do nosso mutirão”, disse. 

Primeiro cadastro feito pelo prefeito

De forma simbólica, o primeiro cadastro do mutirão foi realizado pelo prefeito do município, Samuel Carvalho, que deu o pontapé inicial para a regularização da situação da moradora Maria Luciene. “Temos feito o máximo para acompanhar as atividades desses primeiros dias de gestão, os nossos secretários estão muito animados, com muita energia, e têm feito muitas ações importantes. Mesmo no início da gestão, Gledson, da Assistência Social, tem procurado alternativas para ajudar as pessoas menos favorecidas, pessoas de baixa renda. É um novo olhar, um novo tempo, olhando para as pessoas com muito carinho e dando a assistência que as pessoas precisam”, pontuou o prefeito.

Para Maria Luciene a experiência foi positiva, “ele se mostra do lado da comunidade, preocupado com a comunidade, quando a gente elege alguém, a gente realmente quer a assistência daquela pessoa, quer o olhar daquela pessoa voltado pra gente”, relatou a moradora. 

Cadastro Único

O Cadastro Único permite registrar informações da população, como endereço, renda e integrantes da família. É o principal instrumento para a seleção e inclusão das famílias de baixa renda em programas federais, utilizado para concessão de benefícios como o Bolsa Família, Pé-de-Meia, Minha Casa Minha Vida, entre outros. 


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação