Aracaju (SE), 25 de janeiro de 2022
POR: Assessoria Sheyla Galba
Fonte: Assessoria Sheyla Galba
Em: 07/12/2021 às 12h36
Pub.: 07 de dezembro de 2021

Sheyla Galba quer que Prefeitura acompanhe pacientes oncológicos do diagnóstico ao início do tratamento


Sheyla Galba quer que Prefeitura acompanhe pacientes oncológicos do diagnóstico ao início do tratamento (Foto: Assessoria Sheyla Galba)

Sheyla Galba quer que Prefeitura acompanhe pacientes oncológicos do diagnóstico ao início do tratamento (Foto: Assessoria Sheyla Galba)

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) ocupou a Tribuna da Câmara, nesta terça-feira (07), para falar sobre a única emenda de sua autoria apresentada ao Plano Plurianual - PPA de Aracaju para o quadriênio 2022, com o objetivo de instituir o Programa de Navegação dos Pacientes Oncológicos na capital, garantindo o acesso ao diagnóstico e ao tratamento em tempo adequado e coordenar uma assistência individualizada.


"Estarei apresentando apenas uma emenda ao PPA, mas que vai justificar a minha estadia aqui na Câmara de Vereadores de Aracaju. Todos sabem da minha preocupação com os pacientes oncológicos, por isso eu peguei um projeto que está tramitando nesta Casa e o transformei neste Programa para ser acrescentado como emenda à PPA", detalhou a parlamentar.


Sheyla Galba destacou a importância do Programa, ressaltando que ele já existe no Rio de Janeiro. "Queremos que a Prefeitura tenha responsabilidade com estes pacientes que tenham neoplasia, acompanhando desde o diagnóstico na rede municipal até o início do tratamento na rede estadual de saúde. Só para citar como exemplo, nós, Mulheres de Peito, recebemos muitas pessoas que já estão com o nódulo na mama, por exemplo, e não sabem para onde ir", esclareceu.


"Esse papel é do Município. Por isso, colocamos em nosso Programa que a Prefeitura,  através Secretaria Municipal da Saúde,  escolha uma das 44 UBS para iniciar um projeto piloto, como fez o Rio de Janeiro e deu certo, fazendo o paciente 'navegar' no sistema até entregá-lo ao tratamento, cumprindo, desta forma, a Lei dos 30 dias. Assim, ele saberá o dia da consulta, dos exames e demais procedimentos, evitando que o tempo passe e ele morra por falta de tratamento", complementou a vereadora.


Fonte de recursos
De acordo com a propositura da vereadora Sheyla Galba, os recursos que financiarão o Programa de Navegação dos Pacientes Oncológicos serão remanejados da Secretaria Municipal da Comunicação das Ações/Programas: Apoio na Realização de eventos de interesse do Município e Planejar e Desenvolver Campanhas Institucionais para a Divulgação da Políticas da PMA.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação