Aracaju (SE), 21 de janeiro de 2022
POR: Site Laércio Oliveira
Fonte: Site Laércio Oliveira
Em: 03/12/2021 às 00h00
Pub.: 06 de dezembro de 2021

Deputado Laércio Oliveira participa do lançamento do programa Centelha II


O deputado federal Laércio Oliveira (PP) participou na manhã desta sexta-feira, 3, da segunda edição do programa Centelha, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Sergipe. O evento aconteceu no auditório do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetc), e reuniu representantes de entidades que atuam na área da ciência, tecnologia e inovação, como Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sebrae, Fecomércio.


Deputado Laércio Oliveira participa do lançamento do programa Centelha II (Foto: Site Laércio Oliveira)

Deputado Laércio Oliveira participa do lançamento do programa Centelha II (Foto: Site Laércio Oliveira)


A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação Certi e, em Sergipe, é executada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).


Entusiasta sobre o tema, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) parabenizou a o Governo do Estado e todos os envolvidos com o projeto. “Não existe nenhuma possibilidade de desenvolvimento se cada um atuar de maneira isolada e aqui eu celebro com muita alegria a participação e a construção desse momento que pode se transformar em um gigante, a depender do esforço de cada um. Parabenizo todas as entidades presentes e o governo do estado que está totalmente comprometido e inserido dentro de tecnologia e inovação”, comentou.


O diretor presidente da Fapitec, Ronaldo Botelho Guimarães, falou sobre o projeto. “Hoje foi o lançamento do Centelha 2, um edital voltado pra inovação tecnológica, onde vamos contemplar no final de todo processo 23 startups, para que estejam alocadas no Sergipetc, para fazer todo processo de aceleração e desenvolvimento do seu produto. Na primeira edição nós tivemos 579 ideias lançadas na plataforma, selecionamos 23, e hoje nos estamos com 22 startups, são excelentes projetos, soluções práticas, simples que vão gerar um retorno muito bom pra sociedade em futuro muito próximo”, disse.


O presidente do Sebrae, Paulo do Eirado, acredita que só será construído um ecossistema de inovação, de geração de valor através de tecnologia e ambiente digital, principalmente, quando todos tiverem consciência disso e que se torne um senso comum. “Estamos fazendo essa segunda edição porque o primeiro deu certo. Estamos agradecidos ao Governo do Estado, na pessoa do secretário do Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia, José Augusto. É uma caminhada que nos precisamos fazer envolvendo os agentes financeiros, a academia. É essa soma que vai fazer com que esse espaço econômico se crie, um espaço importantíssimo e nós não podemos perder essa corrida”, avaliou.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação