Aracaju (SE), 19 de janeiro de 2026
POR: Assessoria Sheyla Galba
Fonte: Assessoria Sheyla Galba
Em: 30/11/2021 às 14:06
Pub.: 30 de novembro de 2021

Sheyla Galba destaca problemas encontrados no Centro Social Urbano e cobra especialidades em UBS da zona Norte

Descaso e abandono. Foi com essas palavras que a vereadora Sheyla Galba (Cidadania) definiu, em discurso na Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira (30), a atual situação do Centro Social Urbano - CSU, no bairro José Conrado de Araújo. A parlamentar visitou o local atendendo uma solicitação da comunidade.

Sheyla Galba destaca problemas encontrados no Centro Social Urbano e cobra especialidades em UBS da zona Norte (Foto: Assessoria Sheyla Galba)

Sheyla Galba destaca problemas encontrados no Centro Social Urbano e cobra especialidades em UBS da zona Norte (Foto: Assessoria Sheyla Galba)

De acordo com a vereadora, no espaço, que já foi palco de vários eventos, a exemplo de festas de aniversário e bailes da terceira idade, além de servir como base para reunião dos Alcoólicos Anônimos, sobram problemas estruturais. Onde funciona o auditório, o teto caiu e só restam as paredes.

“O CSU deveria funcionar como a sigla sugere, um Centro Social Urbano. E de fato já funcionou dessa forma, onde até uma linda horta se tinha de onde eram retiradas partes dos alimentos da creche para as crianças, que inclusive está em reforma e atrasada. O campo de futebol e a quadra precisam urgentemente de reformas, bem como a unidade de saúde que funciona no espaço”, detalhou.

Sheyla Galba chamou atenção dos demais colegas vereadores para a quantidade de gatos que vivem nas salas abandonadas. “Um fato alarmante. Há relatos de trabalhadores encontrarem gatos mortos em meio aos arquivos, sem contar a iminência de doenças para as crianças que estudam na pré-escola e no futuro as crianças da creche. É preciso que o controle de zoonoses do município se faça presente no local e dê uma solução”, enfatizou.

Problemas em UBS
No discurso, a vereadora também destacou os problemas encontrados na UBS do bairro Bugio, que fica próxima ao CSU. “Os mesmos das outras unidades básicas visitadas. Exames atrasados, falta de médico e de especialistas. Mas um fato informado por uma das usuárias me chamou atenção. Ela me relatou em tom de indignação que na UBS Sinhazinha possuía a maioria dos especialistas da rede”, salientou.

“E que os pacientes do bairro Bugio e adjacências têm que se deslocar para lá quando conseguem uma consulta. Fica a pergunta: qual a diferença na UBS da zona Sul para a da zona Norte? Qual população é mais SUS dependente? Por que não há especialistas nas unidades da zona Norte facilitando a vida do povo dessa região que por muitas vezes não tem dinheiro de transporte para se deslocar?”, questionou Sheyla Galba.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação