Aracaju (SE), 25 de janeiro de 2022
POR: Site Laércio Oliveira
Fonte: Site Laércio Oliveira
Em: 27/11/2021 às 00h00
Pub.: 29 de novembro de 2021

Ministro Milton Ribeiro cumpre agenda em Sergipe que inclui visita à Escola Sesc, Unit e encontro com Belivaldo Chagas


O ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, juntamente com sua equipe técnica, desembarcaram em Sergipe na última quinta-feira, 25, e deram início na manhã de sexta, 26, a uma extensa agenda de compromissos em terras sergipanas. Acompanhados do deputado federal Laércio Oliveira (PP), eles visitaram a Escola Sesc, que atende educação infantil e fundamental para 1440 alunos. Também participaram da visita a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, e a diretora regional do Senac/SE, Priscila Felizola.


Ministro Milton Ribeiro cumpre agenda em Sergipe que inclui visita à Escola Sesc, Unit e encontro com Belivaldo Chagas (Foto: Site Laércio Oliveira)

Ministro Milton Ribeiro cumpre agenda em Sergipe que inclui visita à Escola Sesc, Unit e encontro com Belivaldo Chagas (Foto: Site Laércio Oliveira)


Em seguida, o ministro Milton Ribeiro teve um encontro com o governador Belivaldo Chagas, no Palácio de Despachos. Na ocasião, foi tratado sobre a liberação de recursos, por meio de emenda parlamentar, de cerca de R$ 69 milhões, para investimento na infraestrutura da Educação Básica, com reforma, equipamentos e serviços. Além do presidente do FNDE e do deputado Laércio Oliveira, também estiverem no encontro o deputado federal Fábio Mitidieri; o secretário estadual de Educação, Josué Modesto; a diretora Regional do Senac/SE, Priscila Felizola; o secretário de Estado da Administração, Dernival Neto; o secretário do escritório de representação de Sergipe em Brasília, Heleno Silva.


O ministro e sua comitiva também foram recebidos por representantes da Unit e do Grupo Tiradentes. Eles conheceram a história da instituição e dos seus fundadores e foram apresentados a espaços de inovação, pesquisa e extensão da universidade, como o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e o Tiradentes Innovation Center. Eles também visitaram o Decós Day Hospital.


Segundo o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, a visita do ministro representa um prêmio para a instituição, pelo apoio que o Ministério da Educação (MEC) oferece para a autorização e funcionamento dos cursos de graduação e pós-graduação. “Queremos apresentar à sua excelência o trabalho que nós realizamos em todos os setores da universidade, mostrando a capacidade da Unit de prestar um serviço à altura da posição que ela tem. Uma estrutura de uma universidade que não se preocupa só com a sala de aula, mas também tudo o que nós fazemos em tecnologia, em extensão e de participação fora do Brasil”, disse.


Para o ministro Milton Ribeiro, a Unit tem deixado um legado, por oferecer uma educação de qualidade a todas as pessoas que já passaram por ela, mas está à frente do seu tempo na questão da inovação. “Sempre que venho para Aracaju, sou surpreendido. E, dessa vez, mais uma vez, com a iniciativa de empresários que têm não somente o lucro como objetivo, mas sobretudo um legado. Herança é o que a gente deixa para os nossos familiares, mas legado é o que a gente deixa nos familiares. Ele [professor Uchôa] tem deixado um legado. A educação é algo transformador e estou muito feliz por tudo que eu tenho visto aqui. Vejo que ela não fica só estacionada nas glórias do passado, mas está olhando para o futuro. Gente que gosta da educação é do meu tipo. Educação não tem partido. Temos que olhar o bem dessa juventude”, afirmou.


O deputado Laércio Oliveira parabenizou o reitor da Unit e falou sobre o orgulho e o sentimento que a universidade representa para o povo sergipano. “Acompanhar a evolução da Unit, eu que estudei aqui quando ainda era Faculdade Tiradentes, na Rua Lagarto, é algo maravilhoso. AUnit fez parte da minha história e faz parte da minha vida, é um orgulho, não só para mim, mas para todos os sergipanos, porque ela representa muito para nós, e eu disse ao presidente do FNDE que ele iria conhecer um lugar que existe paixão. Mas, essa travessia não foi fácil para o professor Uchôa e Dona Amélia, que enfrentaram muitos desafios, mas saíram vitoriosos. Quero dizer que devo muito ao professor Uchôa. Aqui me formei e depois fui fazer um curso de Direito. Parabéns, professor Uchôa por tudo que o senhor representa e por tudo que o senhor faz por nós sergipanos”, disse Laércio.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação