Aracaju (SE), 14 de janeiro de 2026
POR: Aldaci de Souza
Fonte: Alese
Em: 09/06/2021
Pub.: 10 de junho de 2021

Aprovado PL sobre a convocação de gestores públicos

Os deputados aprovaram na sessão mista desta quarta-feira, 9, na Assembleia Legislativa de Sergipe, o Projeto de Lei nº 132/2021 de autoria do Poder Executivo, que cria 22 cargos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, alterando o parágrafo único doart. 3° da Lei n° 4.302, de 16 de novembro de 2000.

Aprovado PL sobre a convocação de gestores públicos (Foto: Jadilson Simões/ Alese)

Aprovado PL sobre a convocação de gestores públicos (Foto: Jadilson Simões/ Alese)

De acordo com o documento, a carreira tem por finalidade formular, implementar e avaliar as políticas públicas, bem como atuar na direção e assessoramento do alto escalão da Administração, permitindo profissionalização e aperfeiçoamento da gestão pública.

O líder do Governo na Alese, deputado Zezinho Sobral (PODE), explicou que a criação desses cargos irá acrescer à qualificação do funcionalismo público estadual no que se refere à aplicação de políticas públicas, ao planejamento e fortalecimento da administração no estado de Sergipe.

“Seguindo a determinação da Lei Complementar 173, o estado extingue nesse mesmo projeto, 132 cargos de agente administrativo para transformar nos cargos de gestores públicos. O objetivo é aproveitar a turma dos gestores concursados, que com certeza irão contribuir com a melhoria da qualidade na gestão pública do estado de Sergipe pelos próximos anos”, enfatiza Zezinho Sobral.

O líder da oposição, deputado Georgeo Passos (Cidadania) se pronunciou favorável ao projeto destacando a importância dos gestores públicos.

“É uma carreira muito importante, criada lá atrás no Governo Albano Franco e a gente espero que essas pessoas capacitadas e preparadas realmente possam ajudar na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento de Sergipe. Solicito aos secretários de estado e ao governador que essas pessoas possam ter condições de desempenhar suas atividades principalmente neste período de pandemia, onde Sergipe amarga nos números do Produto Interno Bruto (PIB)”, enfatiza.

A deputada Maria Mendonça parabenizou os 22 servidores que serão convocados. “Quero dizer que o PL 132 é muito importante porque os 22 gestores que passaram nesse concurso estavam há muito tempo aguardando essa convocação e com certeza todos os contemplados irão contribuir para uma maior qualificação do serviço público no nosso estado”, ressalta.

Documento
O texto destaca que, inspirada no modelo administrativo francês, a carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental foi criada em nível federal junto com a Escola Nacional de Administração Pública em 1986 da redemocratização do país.

“O objetivo é dotar o Estado de servidores concursados, com sólida formação acadêmica e experiência profissional, para atuar em funções de alta assessoria e direção da Administração Federal, com vistas à modernização e profissionalização da máquina pública. Em nível federal, já foram formadas 17 turmas de gestores, todas através de concursos públicos que incluíam cursos de formação na ENAP”, explica o projeto.

Outros estados
O documento acrescenta que 13 estados já possuem carreiras de EPPGG em seus quadros efetivos, segundo dados da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental — ANESP: São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraíba, Mato Grosso, Goiás e Acre.

Em novembro de 2019 e maio de 2020, o Governo de Sergipe realizou a convocação de 21 aprovados em concurso, que passaram a atuar em setores estratégicos da Administração Pública Estadual, a exemplo da Secretaria Geral de Governo e secretarias da Fazenda, da Administração, Educação, Inclusão e Assistência Social, além da Procuradoria Geral do Estado.

O Projeto de Lei busca criar  22 novas vagas para a carreira de EPPGG, quantidade suficiente para abranger toda a turma aprovada no curso de formação do último concurso público, de modo a permitir o aproveitamento dessa mão de obra qualificada nos quadros do Poder Executivo Estadual.


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação