Aracaju (SE), 18 de julho de 2026
POR: Tatianne Melo
Fonte: Assessoria Janier Mota
Em: 07/06/2021 às 11:25
Pub.: 07 de junho de 2021

Janier Mota propõe criação de um Centro de Autismo no futuro Hospital da Criança

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual Janier Mota (PL), por meio de indicação protocolada na Casa Parlamentar, propôs ao Governo do Estado a criação de um Centro Integral de Autismo no Hospital da Criança, que tem previsão de inauguração para este ano.

Janier Mota propõe criação de um Centro de Autismo no futuro Hospital da Criança (Foto: Assessoria Janier Mota)

Janier Mota propõe criação de um Centro de Autismo no futuro Hospital da Criança (Foto: Assessoria Janier Mota)

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital da Criança funcionará com atendimentos de baixa e média complexidade, no prédio da antiga Maternidade Hildete Falcão Batista – o espaço passou por uma moderna reforma na sua estrutura física.

“Este futuro hospital, com certeza, é um grande projeto do Governo de Sergipe para as crianças de nosso Estado. Por isso, sugerimos que, integrado à unidade hospitalar, se tenha um polo somente para a abordagem e o tratamento de crianças com autismo”, explica Janier Mota.

A parlamentar propõe que o Centro Integral de Autismo seja composto por equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, a exemplo de psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e neuropediatras, conforme prevê a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, sancionada em 2012, pelo Governo Federal.

“A assistência de uma equipe multidisciplinar é extremamente necessária para uma pessoa com autismo, pois este transtorno envolve várias alterações no desenvolvimento neurológico, resultando na dificuldade de socialização e de comunicação. Diante deste quadro, o time multiprofissional tem a nobre missão de alcançar a evolução progressiva da qualidade de vida dos pacientes por meio de diferentes abordagens, adequadas a cada caso”, reforça Janier Mota.

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação