FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 01 de novembro de 2025
POR: Assessoria Sheyla Galba
Fonte: Assessoria Sheyla Galba
Em: 13/05/2021 às 11:42
Pub.: 13 de maio de 2021

Sheyla Galba cobra manutenção de máquina de radioterapia quebrada e aquisição de medicamentos de quimioterapia

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) denunciou, nesta quinta-feira, 13, em discurso na Câmara Municipal de Aracaju, que pacientes oncológicos do Hospital João Alves Filho voltaram a enfrentar a suspensão do tratamento de radioterapia por problemas em uma das máquinas. A parlamentar também cobrou mais uma vez a compra de medicamentos para quimioterapia que estão em falta desde fevereiro.

“Já estávamos lutando desde fevereiro para que o Estado compre e volte a disponibilizar os cinco medicamentos de quimioterapia que estão em falta. Agora, recebemos a informação de que desde semana passada a máquina de radioterapia do Hospital João Alves Filho, que está funcionando há cerca de três anos, está quebrada”, ressaltou.

Sheyla Galba lembrou que o hospital possui duas máquinas, sendo que uma delas tem mais de 20 anos. “Que é a que eu fui tratada e que quebrava diariamente, porque em 2015 ela não tinha manutenção preventiva, interrompendo várias vezes o meu tratamento. Depois de muita luta, conseguimos convencer os gestores da necessidade de uma segunda máquina”, detalhou.

A vereadora explicou que a máquina mais antiga não tem quebrado porque ela conta com a manutenção preventiva. “De tanto a gente cobrar. Enquanto isso, o aparelho mais novo não tem essa manutenção preventiva, que era feita antes por conta da cobertura do seguro da empresa que instalou a máquina. Infelizmente, esse seguro venceu e não foi providenciada com antecedência uma empresa para seguir realizando essa prevenção”, pontuou.

“Somente nesta quinta-feira é que a Secretaria de Estado da Saúde vai iniciar um pregão para contratar o serviço de manutenção. Eu não entendo a demora para buscar a solução para uma situação que salva vidas. Todos os gestores da oncologia do Hospital João Alves Filho sabem que estão lidando com pessoas que são mães, pais, filhos, incluindo crianças”, frisou.

A parlamentar afirmou que vai entrar com ações nos órgãos de fiscalização relatando os problemas. “Eu sei o que passa na cabeça dos pacientes prejudicados por esta situação, pois eu já senti na pele essa angústia diária de precisar do tratamento e ficar a nas mãos de pessoas que não tem comprometimento e tampouco amor ao próximo Embora estejamos numa pandemia, é preciso lembrar que as pessoas não morrem apenas de Covid-19. Elas morrem também por falta de tratamento, de medicamentos e falta de amor”, destacou.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação