FLUTUANTE 900 x 450_04  HE 6
Aracaju (SE), 03 de março de 2026
POR: Assessoria
Fonte: Assessoria
Em: 03/03/2026 às 10:56
Pub.: 03 de março de 2026

VEREADOR LÚCIO FLÁVIO DESTINA R$ 700 MIL EM EMENDAS PARA CRIAÇÃO DA CASA DIVERSAMENTE, QUE IRÁ ACOLHER FAMÍLIAS ATÍPICAS

Vereador Lúcio Flávio - Foto: Luanna Pinheiro/Assessoria

Durante Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Aracaju na última semana, a secretária municipal da Saúde, Dra. Débora Leite, apresentou o relatório do terceiro quadrimestre de 2025. Na ocasião, anunciou novos projetos que serão executados pela rede municipal de saúde, entre eles a Casa Diversamente.

O espaço nasce da necessidade de ampliar o acolhimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O diferencial do novo equipamento público é que, além do diagnóstico e do acompanhamento terapêutico das crianças, a estrutura contará com ambientes voltados ao cuidado das mães atípicas, oferecendo serviços como oficinas, atividades de capacitação e espaços de bem-estar, como beleza e massagem. A proposta é garantir atenção integral às famílias que enfrentam, diariamente, os desafios do desenvolvimento e da inclusão.

Durante a audiência, a secretária explicou que a unidade funcionará no bairro Coroa do Meio, nas proximidades da Unidade Básica de Saúde Hugo Gurgel. Segundo ela, o centro será uma referência para avaliação inicial de crianças com suspeita de alguma necessidade específica, orientando as famílias quanto ao diagnóstico, à carga terapêutica necessária e aos direitos legais assegurados.

Débora Leite também detalhou a estrutura da Casa Diversamente, que contará com consultórios para atendimento especializado e área lúdica, fundamental para uma avaliação mais completa das crianças. Além disso, haverá um espaço destinado às mães, onde poderão participar de oficinas e atividades de acolhimento enquanto os filhos estiverem em atendimento.

Para o vereador Lúcio Flávio, a Casa Diversamente representa a concretização de um projeto construído em parceria com a prefeita Emília Corrêa e com a Secretaria Municipal da Saúde. O parlamentar destinou R$ 700 mil em emendas para a execução da iniciativa, reforçando o compromisso com políticas públicas voltadas à inclusão, ao cuidado e ao fortalecimento das famílias atípicas.

Segundo o vereador, a proposta é centralizar o diagnóstico, facilitar o acesso às terapias e oferecer um ambiente de acolhimento humanizado tanto para as crianças quanto para as seus responsáveis, ampliando o suporte da rede pública municipal.


Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação