Aracaju (SE), 02 de dezembro de 2025
POR: Prefeitura de Lagarto
Fonte: Prefeitura de Lagarto
Em: 28/11/2025 às 17:13
Pub.: 02 de dezembro de 2025

Defesa Civil identifica riscos relacionados à estrutura elétrica na sede da Prefeitura de Lagarto

Um relatório descrevendo a situação será entregue ao prefeito Sérgio Reis, para que ele decida quais procedimentos adotar nas próximas semanas

Fachada da Prefeitura de Lagarto - Foto: PML

Uma vistoria realizada pela Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria Municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), na manhã desta sexta-feira, 28, identificou riscos relacionados à estrutura elétrica na sede da Prefeitura de Lagarto, localizada no Centro do município. Um relatório técnico detalhando os problemas e sugerindo opções de ação deverá ser concluído ainda hoje e encaminhado ao prefeito Sérgio Reis. A princípio, por conta de um possível risco de incêndio em caso de sobrecarga da rede elétrica, o local deverá ser evacuado nas próximas semanas, de forma a garantir a segurança dos servidores e cidadãos que procuram os serviços ofertados no prédio.
O processo de vistoria realizado hoje reforça o trabalho de acompanhamento das condições de infraestrutura dos prédios públicos, feito periodicamente pela Defesa Civil, mas teve ênfase na rede elétrica após relatos recentes de problemas por parte dos trabalhadores que atuam diariamente no espaço.

“Estivemos na sede da Prefeitura de Lagarto, por solicitação da Semad, para fazer uma vistoria em toda a estrutura física do prédio. Tomamos conhecimento de laudos técnicos, relativos à parte elétrica, da Semop, que apontam informações sobre uma possível sobrecarga na estrutura. Viemos ao local e verificamos, inclusive, que, em algumas salas, os aparelhos de ar-condicionado já estão sendo desligados por receio de risco de incêndio. Entramos em contato com o Corpo de Bombeiros e constatamos que não existem no local as medidas de segurança e proteção ativas e passivas contra incêndio e pânico. A partir das informações que colhemos, vamos produzir u m relatório técnico sugerindo quais medidas administrativas e operacionais podem ser adotadas para salvaguardar as pessoas que trabalham e circulam neste prédio, de maneira a embasar a tomada de decisão futura por parte do chefe do Executivo”, explica o diretor da Defesa Civil, tenente-coronel Silvio Prado.

A sede é um prédio histórico, erguido no final do século XIX, época em que administrava o município o Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, então presidente da Câmara de Consciência dos Conselheiros de Lagarto. Desde então, passou por ampliações e por uma pequena reforma na fachada, em 2019, ou seja, nenhuma melhoria realmente significativa no sistema elétrico, que seguiu se deteriorando com o passar do tempo.

Os problemas identificados são antigos, mas os riscos foram intensificados recentemente com a necessidade de instalação de novos equipamentos eletrônicos, que compreendem o processo de modernização tecnológica que vem sendo imp lementado pela gestão para melhor atender a população.

“Esse é um prédio centenário, e, infelizmente, não vinha passando pelos cuidados necessários, o que resultou nesse problema antigo. Nosso foco e prioridade máxima agora é garantir que os servidores que atuam no dia a dia e os cidadãos lagartenses que procuram a sede para acessar serviços e ações relacionadas ao poder público municipal possam estar seguros. Por isso, vamos seguir as indicações técnicas levantadas pela Defesa Civil. Inclusive, já orientei o secretariado a buscar as alternativas de realocação mais eficazes, caso se comprove essa necessidade. Tudo será feito com transparência e respeito, tanto aos colaboradores quanto aos demais lagartenses. Além disso, vamos continuar pleiteando recursos junto ao governador Fábio Mitidieri e à bancada federal sergipana para conduzir uma reforma que consiga adequar a sede às necessidades modernas, preservando sua identidade histórica”, ressalta o prefeito Sérgio Reis.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação