Prefeito de Lagarto autoriza 6.678 m² de pavimentação para vias no Brejo e Moita Redonda
A obra, que contará com investimento de R$ 981.666,00, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Lagarto, o deputado federal Fábio Reis e a Codevasf
O desenvolvimento das zonas rurais de Lagarto avança com novas obras de pavimentação. Na tarde desta segunda-feira, 24, o prefeito Sérgio Reis assinou mais uma ordem de serviço para a pavimentação em bloco intertravado na Estrada de Dona Dalila, no Brejo, e na Rua Ipiranga, na Moita Redonda. A obra, que compreende uma área total de 6.678 m², conta com um investimento de R$ 981.666,00, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis, e será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Essa é mais uma obra do maior programa de pavimentação da história do município, que vai mudar a realidade e beneficiar toda a comunidade . Com a pavimentação, além de eliminar o excesso de lama e poeira, garantindo mais saúde e qualidade de vida para os lagartenses na zona rural, a obra também melhora a mobilidade, potencializa e facilita o escoamento dos produtos agrícolas, além de valorizar a região.
Ao lado dos deputados Fábio Reis e Ibrain de Valmir, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, destacou a importância da obra e o empenho da gestão municipal para alcançar e beneficiar as localidades. “São obras como essa que a gente precisa, fazendo essa interligação entre as comunidades do nosso município. Cada rua pavimentada representa mais mobilidade, mais segurança e mais qualidade de vida para a nossa população, especialmente na zona rural. Agradeço ao deputado federal Fábio Reis pelo apoio que tem garantido investimentos importantes como este. Estamos trabalhando para que o desenvolvimento chegue a todas as regiões do município, levando infraestrutura que transforma a vida das pessoas ”, enfatiza.
O deputado federal Fábio Reis, autor da emenda parlamentar, destaca os benefícios gerados através da pavimentação. “Quando a gente traz um pavimento, um investimento da ordem de quase um milhão de reais, a gente traz desenvolvimento e valoriza principalmente a vida das pessoas. Não é só valorizar um terreno, uma casa, a gente está valorizando a saúde das pessoas e consegue ligar quatro povoados de uma só vez: Brejo, Sobrado, Moita Redonda e Fazenda Grande. Antes, essas comunidades eram tratadas como rural, e isso quer dizer que o rural não pode receber pavimento? Nós precisamos valorizar a mulher e o homem do campo e é isso que nós estamos fazendo”, conclui.
Mudança de vida
Na Estrada de Dona Dalila e na Rua Ipiranga, o excesso de lama e poeira, que dificulta diariamente a locomoção e a qualidade de vida da população, já tem prazo para terminar. A obra de pavimentação em bloco intertravado foi autorizada e as máquinas já deram início ao trabalho de recuperação das vias, que irá proporcionar mais saúde, segurança e facilidade de locomoção a todos que moram ou trabalham na região e utilizam as vias diariamente.
A nova realidade já foi percebida pelos moradores. De acordo com a dona de casa Maria dos Santos Silva, 65, que reside na estrada de Dona Dalila, antes do início da pavimentação, quando chovia, alagava. Agora, antes mesmo da pavimentação ser concluída, a água escoou com facilidade, sem causar transtornos. “Está muito bom, muito chique, porque aqui era lama e poeira, quando chovia, enchia de água, e agora, graças a Deus, já choveu e não alagou. Além disso, antes tínhamos algumas dificuldades por conta da lama, eu ia para a igreja e deixava para calçar o sapato na casa da minha mãe, para não sujar. Agora está tudo calçado, chique. Agradeço a Sérgio e a Fábio Reis, porque, se não fosse eles, não estaria pavimentando”, disse.
A família de Mar ciel Carvalho, 69, está na segunda geração de pessoas que residem na localidade. Ele é filho de Dona Dalila, que dá nome à estrada que está sendo pavimentada. Marciel destaca o que a obra significa para sua família. “Antes não passava nem carro por aqui. Hoje é uma bênção o que está acontecendo, porque conviver com poeira e lama não é fácil. Com a pavimentação, muda tudo, está uma beleza, não tem poeira nem lama na porta de casa, valoriza as residências, o que valia X, agora vale o dobro. Minha mãe está hospitalizada, mas ela vai ficar feliz em saber que a pavimentação está sendo feita. Acredito que, quando for inaugurar, ela já estará aqui”, enfatiza.
O comerciante João Hermógenes de Andrade Neto, 65, reside na Rua Ipiranga há mais de 30 anos. Ele destaca que a pavimentação era muito aguardada pela população. “Há muito tempo nós estávamos esperando essa pavimentação, e agora, graças ao prefeito Sérgio e ao deputado Fábio Reis , vai ser realizado o nosso sonho. A obra vai reduzir a poeira e melhorar o nosso bem-estar no dia a dia. Só traz benefícios. Tinha uma poça de água na frente da minha casa que, quando chovia, virava uma lameira. Agora vai acabar e não vou mais precisar estar lavando o meu carro toda semana”, pontua.
Maior programa de pavimentação da história do município
Desde o início do ano, a atual gestão trabalha diariamente para cumprir o compromisso de transformar a realidade do povo lagartense, através de obras de pavimentação que melhoram as vias de acesso do município, tanto nas localidades urbanas quanto nas rurais. Somente nos primeiros 11 meses de gestão, 57 ruas já foram pavimentadas, atendendo bairros e povoados como Catita, Colônia Treze, Jenipapo, São Vicente, Piabas, entre outros.