Aracaju (SE), 20 de outubro de 2025
POR: Aldaci de Souza
Fonte: Alese
Em: 21/10/2021
Pub.: 21 de outubro de 2021

Requerimento pedindo instalação de CPI da Covid é arquivado

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), leu na sessão dessa quinta-feira (21), o Requerimento nº 01/2021 sobre a Criação Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ações do Governo Estadual durante a pandemia da Covid-19 em Sergipe, protocolado pelo deputado Georgeo Passos (CIDADANIA). A CPI precisava de, no mínimo, oito assinaturas para ser instaurada.

Requerimento pedindo instalação de CPI da Covid é arquivado (Foto: Jadilson Simões)

Requerimento pedindo instalação de CPI da Covid é arquivado (Foto: Jadilson Simões)

“O deputado Georgeo Passos protocolou o requerimento com as oito assinaturas exigidas, mas em seguida foi protocolado na Secretaria-Geral da Mesa um documento para a retirada de uma assinatura. Apenas por cautela, observe-se que não existem obstáculos legais ou regimentais que impeçam qualquer parlamentar efetuar a retirada de sua assinatura em análise, ainda mais quando a propositura se encontra em fase prévia à tramitação processual legislativa”, explica o presidente da Alese.

Sem as oito assinaturas necessárias, Luciano Bispo relatou que é inconsistente o pedido de CPI. “Sem o mínimo necessário, não pode essa presidência admitir o requerimento de abertura da CPI, Portanto ele deve ser definitivamente arquivado e as partes devem ser notificadas”, esclarece o deputado.

Posicionamentos
Após a leitura da análise, o deputado Georgeo Passos e o deputado João Marcelo se pronunciariam sobre o arquivamento do requerimento. 

“A retirada da assinatura do colega Zezinho Guimarães, motiva a decisão da Presidência desta Casa. O nosso Regimento Interno é omisso quando não diz se pode haver a retirada de assinatura; a decisão deveria ser baseada no que tem decidido as outras Casas ou na legislação federal e a Constituição fala que a criação da CPI se dará mediante ao requerimento protocolado; ou seja, o requerimento é o requisito para que seja instalada a CPI da Covid e a retirada de uma assinatura, não deveria afastar a hipótese de instalação da comissão. A gente entende o posicionamento da Mesa Diretora, mas lamenta que não houve um respeito à maioria parlamentar com base no que diz a Constituição Federal”, enfatiza.

Georgeo Passos disse que irá se pronunciar na sessão da próxima terça-feira (26), e acrescentou: “mas acompanho o posicionamento do deputado João Marcelo com relação à impossibilidade da retirada da assinatura depois do protocolo. Iremos dialogar com todos aqueles que assinaram o requerimento e possivelmente recorreremos dessa decisão por meio das vias cabíveis”, adianta.


Notícias Indicadas

Jovem desaparece nas águas da Praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Vídeo vazado, término de noivado e sogro na mira da polícia: veja cronologia do caso do padre flagrado com mulher de fiel

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação