Aracaju (SE), 24 de setembro de 2021
POR: Site Laércio Oliveira
Fonte: Site Laércio Oliveira
Em: 11/06/2021 às 00h00
Pub.: 11 de junho de 2021

Laércio Oliveira é homenageado com medalha "Amigo da Marinha"


Laércio Oliveira é homenageado com medalha "Amigo da Marinha" (Foto: Site Laércio Oliveira)

Laércio Oliveira é homenageado com medalha "Amigo da Marinha" (Foto: Site Laércio Oliveira)

O deputado federal Laércio Oliveira (PP) foi homenageado nesta sexta-feira, 11, com a medalha ‘Amigo da Marinha’, durante cerimônia em comemoração aos 156 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data Magna da Marinha do Brasil. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, como o governador Belivaldo Chagas.


Laércio foi recebido pelo comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, capitão de Mar e Guerra Guilherme Conti Padão, que o parabenizou pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Sergipe, e recebeu a medalha ‘Amigo da Marinha’ das mãos do comandante do 2º Distrito Naval ,vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior.


A homenagem, ocorrida na sede da Capitania dos Portos de Sergipe, em Aracaju, relembra alguns heróis da Nação e seus feitos que permeiam o sentido de nacionalidade na história do Brasil. Ela é concedida anualmente a personalidades civis que contribuem para a divulgação da mentalidade marítima e da importância do mar para o país.


Batalha Naval do Riachuelo
Na manhã de 11 de junho de 1865, a Força Naval Brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, estava fundeada nas proximidades da cidade de Corrientes. De seu fundeadouro, os brasileiros avistaram a Esquadra oponente, com oito navios e seis chatas artilhadas que desciam o Rio Paraná. Na margem esquerda daquele rio, soldados e peças de artilharia inimigos aguardavam o momento de engajar.  Seguiu-se um primeiro e rápido combate e, após, junto à foz do Riachuelo, um pequeno afluente do rio Paraná,  travou-se o engajamento com a vitória brasileira.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação