Aracaju (SE), 26 de setembro de 2025
POR: Assessoria de Comunicação do Hospital de Cirurgia
Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital de Cirurgia
Em: 22/09/2025 às 18:12
Pub.: 23 de setembro de 2025

Hospital de Cirurgia sedia prova prática para título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Hospital de Cirurgia sedia prova prática para título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - Foto: Assessoria de Comunicação do Hospital de Cirurgia

Referência em alta complexidade cardiovascular em Sergipe e pioneiro em diversos procedimentos cardíacos, o Hospital de Cirurgia (HC) sediou, na última sexta-feira, 19, a etapa prática da prova para obtenção do título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). O exame contou com a presença de grandes nomes da cirurgia cardíaca brasileira.

A candidata avaliada foi a cirurgiã cardiovascular Dra. Leila Nogueira Barros, que faz parte do corpo clínico do Cirurgia. Ela é formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 2017, e em Cirurgia Cardiovascular pela mesma instituição. Possui ainda fellowship em Implante Transcateter de Válvula Aórtica (Tavi) pelo Instituto do Coração (InCor) e é mestre em Cirurgia pela Santa Casa de São Paulo.

Prova demonstrativa

O título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular serve para validar e certificar os conhecimentos técnicos do cirurgião cardiovascular, conferindo credibilidade e valorização profissional.  A prova para obtenção da qualificação é composta por duas etapas: uma teórica eliminatória e a prática, quando o candidato deve executar uma cirurgia de média ou alta complexidade com circulação extracorpórea.

Para a médica, o momento foi a consolidação de uma extensa preparação. “Sou cirurgiã cardiovascular e estou fazendo a prova de especialista. Hoje é a minha demonstração cirúrgica. Foi um longo caminho de preparação, que envolveu a Residência Médica, todo um período de estudo, prova teórica e, agora, a parte prática”, disse.

Dra. Leila Nogueira explicou o procedimento que realizou para a conquista do título: “Vamos operar um paciente com estenose mitral importante, com indicação precisa para esse procedimento e estamos recebendo grandes nomes da cirurgia cardíaca do Nordeste e do Brasil”. A cirurgiã foi aprovada na avaliação prática e conquistou o título de especialista.

Cirurgia: centro de excelência

A escolha do Cirurgia para realização do exame reforça o papel do hospital como centro de excelência na formação e prática médica. Habilitado pelo Ministério da Saúde para procedimentos de alta complexidade cardiovascular, a instituição hospitalar conta com centro cirúrgico exclusivo para cirurgias do coração e, em 2024, realizou mais de 500 intervenções cardíacas.

A médica ressaltou a importância da instituição que a acolheu. “É uma alegria contar com a equipe de cirurgia cardiovascular do Cirurgia participando deste momento. É um privilégio realizar essa etapa aqui, em um hospital que tem uma equipe excelente e uma receptividade muito grande”, afirmou.

Avaliação e reconhecimento

O presidente da Sociedade Norte e Nordeste de Cirurgia Cardiovascular e avaliador da prova, Dr. Pedro Rafael Salerno, destacou o rigor e a relevância do processo. “Viemos avaliar a candidata ao título de especialista. Após a aprovação teórica, o candidato apresenta um caso clínico e realiza a cirurgia escolhida. É nesse momento que avaliamos a conduta, o domínio do campo operatório e a relação com a equipe”, explicou.

Dr. Pedro Salerno reforçou o significado do título. “Essa é uma prova rigorosa, que dá ao candidato o respaldo da Sociedade e a possibilidade de exercer com plenitude essa especialidade que tanto contribui para a medicina e para os pacientes”, afirmou.

Pioneirismo do Cirurgia

Supervisor da Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular do HC, Dr. José Teles de Mendonça – um dos principais nomes da cirurgia cardíaca em Sergipe e no Brasil – enfatizou a relevância da prova, bem como o legado histórico do Cirurgia. Ele esteve presente na avaliação como convidado.

“Esse é um momento muito importante para o hospital e para a classe médica. O Cirurgia foi pioneiro nos programas de residência em Sergipe, tendo iniciado, em 1981, a primeira residência em cirurgia cardiovascular do estado. Já formamos em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular mais de 100 especialistas da mais alta qualidade. Como professor e cirurgião pioneiro deste programa, é uma grande alegria presenciar este momento”, declarou Dr. José Teles.

Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do HC, Dr. Roberto Cardoso enalteceu que, a partir da titulação de Dr. Leila Nogueira, todo o corpo médico de Cirurgia Cardiovascular do Hospital de Cirurgia é credenciado pela SBCCV. “É mais um avanço e mais uma grande importância para o Cirurgia, que, a partir dessa prova, terá todos os seus membros titulados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular”, frisou.


Notícias Indicadas

SMTT de Aracaju: Rua Péricles Muniz Barreto, no Salgado Filho, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 30

SMTT de Aracaju realiza intervenções para melhorar a mobilidade na Alameda das Árvores

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Prefeitura de Laranjeiras seleciona currículos para vagas de emprego na Petrobras/Fafen

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

A importância da faixa de pedestres nas grandes cidades: um alerta para Aracaju :: Por Marcius Fernandes

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

ALERTA: Ampliação da Base Tributável do IPTU, ITBI, ITCMD... !! Por Edilson S. Barreto

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação