FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Almeida Lima
Fonte: Almeida Lima
Em: 22/05/2018 às 22:20
Pub.: 22 de maio de 2018

Deus nos livre! :: Por Almeida Lima

Que futuro nos espera?

Almeida Lima*

Almeida Lima - Foto de arquivo: Jadilson Simões/Alese

Almeida Lima - Foto de arquivo: Jadilson Simões/Alese

"A Organização Mundial de Saúde estabelece o número ideal de leitos hospitalares entre 3 a 5 por mil habitantes. Os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, oferecem 4,9 leitos/1.000 habitantes. O Brasil não integra esse time e está entre os de baixa oferta com 2,3 leitos. A situação de Sergipe é ainda pior, já que o índice é de 1,5 leitos por mil habitantes. É o lanterninha no Nordeste e o penúltimo no ranking nacional. Ganha apenas para o Amapá. (http://twixar.me/V2T3).

A ampliação da faixa de idosos na pirâmide demográfica brasileira é uma realidade. Esse fato determina a necessidade de aumento do número de leitos hospitalares. Afinal, como iremos atender ao povo e cuidar dos nossos idosos, já que somos deficitários em número de leitos e, nesse requisito, estamos na periferia do mundo?

Em Sergipe nos últimos doze anos o que prevaleceu foi um modelo devastador de gestão em saúde pública. A marca foi o desmantelo das estruturas e dos serviços. A tônica foi o fechamento de leitos dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) e de maternidade como a Hildete Falcão. Essa perversidade levou o próprio Hospital de Urgência – HUSE a armar barracas de lonas em sua porta para que pudesse acolher pacientes, já que dentro do hospital não haviam leitos disponíveis.

Essa tragédia teve nome e sobrenome: Rogério Carvalho e seus tentáculos (instrumentos de esperteza, cobiça e astúcia), que ainda hoje estão empoderados nas estruturas do governo, aguardando um patrocinador para dar o bote.

Assumi a saúde com o propósito de extirpar esse mal. Não me refiro a “caçar as bruxas”, embora teria sido um grande feito. A saúde pública estava na sarjeta. Tudo estava putrefato. Iniciar as ações por qualquer ponto era legítimo, e começamos por vários deles ao mesmo tempo, inclusive, pela criação de leitos, tema objeto deste artigo.

Sem dinheiro extra, mas apenas com recursos orçamentários e gestão adequada entregamos 80 novos leitos e mais 479 estão em andamento, totalizando 559, aí incluídos os leitos de UTI, UTIN, UCIN, RPA, enfermaria, isolamento, pediátricos, pré-parto..., beneficiando o hospital de Glória que estava há dez anos com obras paralisadas, o de Socorro em licitação para ampliação, o de Estância que passará a funcionar com dez leitos de UTI e mais trinta de enfermaria, o Garcia Moreno em Itabaiana que foi reformado, e o HUSE que recebe 218 novos leitos, além da Maternidade Hildete Falcão Baptista, quase destruída, abandonada há dez anos, e o Hospital da Criança já em fase de licitação e com recursos assegurados no próprio orçamento.

Enfim, uma nova política de saúde pública foi instaurada com resultados promissores. Nesse item, o de leitos hospitalares, o estado sairá de 1.425 leitos para 1.984, um ganho de 39,22% em tão pouco tempo, e com tão pouco recursos. Prevaleceu o princípio do fazer mais, com menos.

Entretanto, gravíssimo é afirmar que tudo isso cairá por terra e voltará à mesma sarjeta de antes, diante da decisão tomada pelo governador Belivaldo Chagas de paralisar todas essas obras, sob a alegação de que “Sergipe não está precisando de novos leitos hospitalares”. Mais ridículo, ainda, é saber que essa estupidez vem sendo ratificada pelo novo superintendente do HUSE, o médico Darcy Tavares, que tem dito e reafirmado essa desgraça em todas as suas entrevistas.

Por isso, não sem razão eu roguei: “Deus nos livre” de mais quatro anos de governo Belivaldo Chagas. Nada de política eleitoral: o clamor que aqui se dá é contra o obscurantismo: o estado de ignorância do governador; um homem rude, de pouca instrução, estabanado, desprovido do necessário conhecimento daquilo que pretende intervir. Deus nos livre!"



*É advogado, ex-deputado estadual e federal, ex-prefeito de Aracaju, ex-senador e ex-secretário de Estado da Saúde de Sergipe.

Confira AQUI mais artigos do Almeida Lima


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação