FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 02 de novembro de 2025
POR: Gabriela Vieira Santos Oliveira
Fonte: Assessoria
Em: 09/12/2024 às 08:32
Pub.: 09 de dezembro de 2024

Cuidados com os pets durante o verão

Especialista dá dicas de como melhorar a qualidade de vida dos animais nesta estação 

Cuidados com os pets durante o verão - Foto: Assessoria

O verão é marcado por altas temperaturas e, assim como as pessoas, os pets também precisam de atenção especial para enfrentar o calor de forma saudável. Essa estação exige cuidados redobrados com a hidratação, a proteção contra o sol, a alimentação adequada e as medidas para evitar problemas como desidratação, queimaduras nas patas e hipertermia.

Os principais pontos a serem observados são: como proteger os pets do calor excessivo, a frequência ideal de banhos e dicas para manter os animais hidratados e confortáveis. Além disso, há as orientações para prevenir problemas comuns no verão, como infestações por parasitas e doenças de pele.  

O professor do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Aracaju, Jhon Gustavo, dá algumas dicas para garantir que o animal curta o verão com saúde. "Nunca deixe os cachorros e gatos em lugares abafados, sem circulação de ar. Isso pode ser fatal. Quando sair de casa, deixe bastante água disponível e as janelas bem abertas, de preferência teladas". 

Ele ainda alerta sobre a necessidade de respeitar os melhores horários para realizar os passeios, pois o câncer de pele também atinge os pets. Nesses casos, é importante sempre procurar sombra e água fresca. Já existem até colchões climatizados que gelam quando entram em contato com o corpo do animal, os ajudando a se refrescarem.

Filhotes e animais idosos, obesos e braquicefálicos precisam de maior atenção, pois têm mais dificuldades de suportar altas temperaturas. "Além disso, mantenha a carteira de vacinação e a vermifugação em dia. Isso vale em qualquer estação. É importante, ainda, ficar atento aos ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, mais comuns nessa época. Dependendo do lugar, vale a pena fazer uso de repelentes próprios para cachorros e gatos, evitando coceiras, alergias, entre outras enfermidades".

Outra dica é não deixar de fazer uso de filtro solar próprio para pets. Passe no focinho, nas extremidades das orelhas e na barriga do animal. Os de pelagem clara devem usá-lo até dentro de casa.

"Converse com o médico veterinário em relação à tosa, pois isso depende de cada animal. E, jamais, deixe o cachorro ou o gato sem supervisão na piscina. Muitos sabem nadar, mas acabam não conseguindo sair e se afogam. Se for entrar na piscina com o pet, não esqueça de proteger as orelhas dele com algodão ou tampões auriculares, evitando as temidas otites", finaliza Jhon. 


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação