Aracaju (SE), 26 de janeiro de 2026
POR: Assessoria
Fonte: Assessoria
Em: 23/10/2024 às 16:03
Pub.: 23 de outubro de 2024

São Cristóvão amplia serviço de castração gratuita de cães e gatos com início do funcionamento do Castramóvel

São Cristóvão amplia serviço de castração gratuita de cães e gatos com início do funcionamento do Castramóvel - Foto: Heitor Xavier/Assessoria

São Cristóvão amplia serviço de castração gratuita de cães e gatos com início do funcionamento do Castramóvel - Foto: Heitor Xavier/Assessoria

Com o objetivo de expandir os atendimentos de castração gratuita no município, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou, nesta quarta-feira (23), os serviços de castração de cães e gatos na unidade Castramóvel. A unidade irá atender a população duas vezes por semana, inicialmente da Rua da Estação, no Centro de São Cristóvão.

Para participar, o interessado deve ser domiciliado em São Cristóvão/SE; e fazer parte de família de baixa renda devidamente comprovada e com cadastro atualizado no CadÚnico. O cadastramento segue disponível para tutores e protetores animais, e pode ser realizado no site da Prefeitura (www.saocristovao.se.gov.br) ou na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na R. Frei Santa Cecília (próximo a Praça da Matriz, Centro).

A secretária de Meio Ambiente de São Cristóvão, Janine Oliveira, explica  que desde junho as castrações gratuitas já eram realizadas no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Sergipe (UFS), mas a unidade Castramóvel abre a oportunidade de um novo espaço para acelerar os atendimentos à população. 

“No momento, a unidade Castramóvel realiza apenas castrações de cães e gatos machos. As fêmeas são encaminhadas para o hospital veterinário, para prevenir possíveis intercorrências e garantir a segurança e o bem-estar dos animais, uma vez que a cirurgia nas fêmeas é mais complexa”, explicou.

As castrações no Hospital Veterinário Universitário da UFS (HUV) são promovidas por meio de um convênio da prefeitura com a universidade e com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). Até o momento, mais de 200 procedimentos em cães e gatos já foram concluídos.

Érica Barbosa, veterinária e responsável técnica pelo Castramóvel, explica a importância da castração para a saúde dos pets e de seus tutores, pois não só a gravidez indesejada dos animais, mas ainda previne infecções do trato reprodutivo e zoonoses. Especialmente em animais que, mesmo sendo domesticados, têm acesso à rua, é necessário um cuidado muito grande em relação à Saúde Única. A castração ajuda a manter a saúde do animal, do ambiente e das pessoas que são responsáveis por ele.

“A castração é essencial para evitar doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, além de problemas no trato reprodutivo dos animais, como por exemplo o Tumor Venéreo Transmissível (TVT), e a reprodução não planejada. Isso melhora a qualidade de vida dos pets, tornando-os mais tranquilos e menos territorialistas, reduzindo a marcação de território e contribuindo para um comportamento mais dócil”, reforçou a veterinária.

Durante os dias de serviço disponível, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também oferta vacinação antirrábica e a realização de teste rápido para Leishmaniose Visceral Canino (LVC), com o intuito de prevenir a saúde pública e dos animais. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Daniella Fraga, reforçou que a vacinação antirrábica é fundamental para prevenir a raiva, uma zoonose grave que pode ser transmitida para os seres humanos, enquanto o teste rápido para LVC permite identificar e tratar precocemente essa doença, que também é uma zoonose de grande relevância para a saúde pública. 

“A iniciativa não apenas protege os animais, mas também previne a disseminação de doenças que podem afetar diretamente a população humana, promovendo um ambiente mais seguro e saudável”, enfatizou.

Entre a população atendida, Jucimeire Gama, moradora do centro de São Cristóvão, foi uma das primeiras a levar seu cãozinho para fazer o procedimento e aproveitou para vaciná-lo. Segundo ela, o cachorro não costuma ter contato com as fêmeas e acabava sofrendo. “Eu acho importante castrar ele, já que não tem uma fêmea para ele. E também evitar que ele reproduza sem eu ter condições de cuidar, porque tudo é responsabilidade”, contou a tutora.

Já a senhora Gildete Farias costuma ajudar com os cuidados dos gatos de rua de sua redondeza e levou dois desses animais para serem castrados no Castramóvel. Para ela, foi uma oportunidade de auxiliar ainda mais os bichinhos sem precisar comprometer sua renda. 

“Isso é uma ajuda, porque eu vou e levo eles para castrar. Dentro de casa eu tenho seis e tem outros que ficam mais na rua. O Castramóvel facilita por causa do custo, já que a castração é cara. Tem muitos gatos na rua, e eu sou a única que cuida deles. Não quero deixar os bichos abandonados”, defendeu a moradora.
                                                                                                                            
Os formulários de inscrição abrangem os cães e gatos da população em geral, e um cadastro específico destinado a protetores independentes e Organizações Não Governamentais (ONGs). Quaisquer dúvidas podem ser sanadas através do telefone (79) 3045-4936.


Notícias Indicadas

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação