FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 01 de novembro de 2025
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 03/09/2024 às 16:30
Pub.: 04 de setembro de 2024

Secretaria da Saúde inicia campanha de vacinação antirrábica

Meta da campanha é imunizar 80% da população estimada de cães e gatos

Campanha de vacinação antirrábica segue até o dia 30 de setembro - Foto: Ascom SES

Campanha de vacinação antirrábica segue até o dia 30 de setembro - Foto: Ascom SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início na última segunda-feira, 2, à campanha de vacinação antirrábica, que segue até o dia 30 de setembro. A expectativa é que 320 mil animais sejam imunizados contra a doença neste ano, vacinando 80% da população estimada de cães e gatos no estado.

Em 2023, foram registrados 5.631 atendimentos antirrábicos humanos – para pessoas que foram mordidas por cães, gatos ou outros animais transmissores – em Sergipe, sendo que os cães foram identificados como os principais agressores (3.957 casos). Até o mês de agosto de 2024, houve o registro de 3.477 atendimentos desse tipo, sendo o cão o principal animal agressor, seguido de felinos, morcegos e outros mamíferos.

De acordo com a referência técnica do Programa de Controle e Prevenção da Raiva Animal da SES, Ana Paula Barros, o último caso de raiva humana em Sergipe foi registrado em 2007. “A forma mais efetiva para que continuemos a não ter raiva humana em Sergipe é imunizando os animais. Essa zoonose possui quase 100% de letalidade. É importante que todos os tutores compareçam aos locais de vacinação divulgados por cada município para imunizarem seus cães e gatos”, destacou.

Para ter acesso à dose, não é necessário apresentar documentação; basta o animal ter idade igual ou superior a três meses de vida e estar saudável. 

Sobre a doença

A raiva é uma doença letal transmitida aos humanos por mamíferos infectados como cachorros, gatos e morcegos. No caso dos morcegos, a doença pode ser passada por meio de mordidas e arranhões. Caso isso aconteça, é preciso procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para aplicação do soro.

“Os sintomas nos animais são paralisia dos membros posteriores, dificuldade de deglutição, podendo vir acompanhada de agressividade. Todo animal com mudança de comportamento deve ser avaliado por um especialista”, explicou Ana Paula.

Em alguns países, a doença em humanos está erradicada e, nos animais domésticos, controlada. Contudo, a vigilância epidemiológica permanece atenta devido aos animais silvestres. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação