FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 28 de agosto de 2025
POR: MPF Sergipe
Fonte: MPF Sergipe
Em: 27/08/2025 às 12:10
Pub.: 27 de agosto de 2025

Iniciativa do MPF com parceiros promove castração de gatos na Penitenciária do Santa Maria, em Aracaju (SE)

Ação faz parte do projeto do MPF e do MPSE para controle populacional de felinos e evitar zoonoses

Iniciativa do MPF com parceiros promove castração de gatos na Penitenciária do Santa Maria, em Aracaju (SE) - Foto: Mário Sousa/Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe

No último sábado, 25 gatos que vivem na penitenciária do Santa Maria, na capital do estado de Sergipe, foram castrados. A iniciativa faz parte de projeto do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) para a gestão ética de cães e gatos. “O objetivo é promover a captura, esterilização e devolução (CED) de animais de rua e, com isso incentivar o Poder Público a promover essa política CED em outras localidades”, explica o procurador da República Ígor Miranda, que atua na Procuradoria da República de Sergipe.

A ação foi possível pelo envolvimento de uma clínica veterinária particular, da Secretaria de Estado de Saúde, de quatro ONGs protetoras de animais e da direção do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), em Aracaju. Além dos gatos que vivem no complexo penitenciário, 13 filhotes foram resgatados para, após tratamento, serem encaminhados para adoção”, explica o procurador da República.

O complexo penitenciário foi escolhido após pedido de auxílio da direção, já que o local contava com 40 gatos e não sabiam como efetuar o manejo adequado. “Fizemos o evento em duas etapas: no primeiro dia, os animais capturados foram levados à clínica veterinária R2Vet, onde o médico veterinário Reinaldo Reis realizou os procedimentos gratuitamente. Depois, os bichos foram devolvidos ao presídio” destacou o procurador da República.

Para o diretor da unidade penitenciária, a iniciativa do MPF auxilia no controle populacional de felinos e evitar zoonoses “Agradecemos o apoio do Ministério Público Federal com essa ação. Aqui estava ocorrendo um descontrole na proliferação de gatos e a castração dos animais vai normalizar a situação. Com a medida, teremos um maior controle de natalidade e a redução da disseminação de doenças”, destaca o diretor da unidade penitenciária, Jean Guimarães.

Uso de unidade móvel Na terça-feira (26), segundo dia de ação, foram castrados 32 animais, capturados do presídio e encaminhados pelas ONGs protetoras de animais. “Em uma segunda etapa, as cirurgias de esterilização dos gatos foram feitas no Castramóvel – serviço promovido pela diretoria de Proteção Animal, da secretaria de Saúde de Sergipe. Seis profissionais, quatro médicos veterinários e duas estagiárias, participaram das cirurgias da terça-feira”, destacou Miranda.

O médico veterinário Luiz Scotti, integrante da equipe do Castramóvel, aponta vantagens no procedimento. “Além do controle na reprodução dos animais, os felinos não vão ter o ciclo reprodutivo e por isso, não vão sair na rua à procura de parceiros, que pode gerar atropelamentos”, explica.

Castramóvel “O serviço do castramóvel existe desde maio de 2023 e já passou por 54 municípios. Nesse período realizou mais de 8 mil procedimentos, entre consultas e castrações. Em 2025, o castramóvel contabiliza 1070 animais que passaram pelo procedimento de esterilização”, explica a diretora de proteção animal da SES, Christy Monteiro. Em Aracaju, há um ponto fixo para castração de animais. Para encaminhar um bicho para esterilização, acesse o formulário disponível aqui.

Gestão ética de populações de cães e gatos O projeto, que teve início em 2025, é uma parceria do MPF com o MPSE para incentivar, promover e auxiliar na criação e execução de estratégias organizadas e respeitosas para controlar o número de cães e gatos.

Parceiros - Além da clínica R2Vet (@r2vetoficial), que ajudou na iniciativa sem cobrar, a ação contou com o apoio de protetores voluntários locais: Thundercats (@Giselegil2015); Bastet (@bastet.aju), Instituto Acolher (@institutoacolher.aju) e SOS Animais UFS (@sosanimaisufs).


O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação