Aracaju (SE), 15 de janeiro de 2026
POR: Gabriela Ruddy
Fonte: Agência Eixos
Em: 15/01/2026 às 07:00
Pub.: 15 de janeiro de 2026

Setor elétrico em alerta com situação dos reservatórios das hidrelétricas

Falta de chuvas preocupa o setor

UHE Jupiá, localizada no Rio Paraná, entre os municípios de Andradina e Castilho (SP) e Três Lagoas (MS) - Foto: Divulgação

baixo volume de chuvas está preocupando agentes do setor elétrico, em meio ao receio de que os reservatórios das hidrelétricas não consigam se recuperar no período de maior precipitação na maior parte do país. 

  • Esse foi o principal tema da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) de quarta (14/1). Os resultados das discussões ainda não haviam sido divulgados até o fechamento desta edição. 
  • Analistas indicam que há possibilidade de impactos nos preços, com antecipação do acionamento da bandeira tarifária nas contas de luz já em fevereiro, antes do previsto. Este mês, a bandeira em vigor é a verde, sem cobrança adicional. 

Uma das principais medidas em discussão no CMSE foi a redução temporária das defluências mínimas das hidrelétricas Porto Primavera e Jupiá a partir de março, conforme antecipado pela MegaWhat

  • Foi uma das medidas adotadas durante a crise hídrica de 2021. 

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também já vinha alertando que as afluências para o mês de janeiro estavam abaixo da média em quase todas as regiões do país, com exceção do Sul. Segundo o órgão, a situação exige “monitoramento contínuo” na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) 

  • “Os resultados indicam um cenário de atenção na operação do SIN”, disse o diretor de operação Christiano Vieiraem nota na sexta-feira (9/1)
  • O alerta se soma à perspectiva de aumento da demanda, sobretudo no Norte e Nordeste. 
  • Um dos índices que mede a situação dos reservatórios é a Energia Armazenada (EAR), que indica o volume de água disponível nos reservatórios que pode ser convertido em geração. 
  • Os dados do ONS indicam que a EAR vai chegar ao fim de janeiro em 50,5% no Norte; 49,6% no Nordeste e 46,7% no Sudeste/Centro-Oeste. A situação mais confortável é no Sul, onde o índice deve encerrar o mês em 63,7%.  

A empresa de meteorologia Notus indicou que os últimos meses tiveram precipitação abaixo da média para o período. Por isso, os níveis dos reservatórios registraram volumes mais baixos em dezembro do que em 2022 e 2023 .

  • Já havia uma expectativa de que as chuvas do verão seriam insuficientes para recompor os reservatórios de hidrelétricas.  

O cenário já começa a impactar os preços no mercado livre: o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) registrou alta em todos os ativos na semana passada, com um volume transacionado acima da média.

  • Segundo a BBCE, alguns ativos registraram valorizações superiores a 20%. A maior procura é por contratos com vencimento a partir do segundo trimestre de 2026.

Confira matéria completa em Agência Eixos


Notícias Indicadas

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Trabalhadores dos shoppings de Aracaju reagem à cobrança de estacionamento e negociam suspensão da taxa

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação