Aracaju (SE), 25 de janeiro de 2026
POR: Nélio Miguel Jr.
Fonte: Nélio Miguel Jr.
Em: 27/04/2023
Pub.: 27 de abril de 2023

O recalque da privatização na política sergipana :: Por. Nélio Miguel Jr.

Jornalista Nélio Miguel Jr. - Foto: Arquivo Pessoal

Jornalista Nélio Miguel Jr. - Foto: Arquivo Pessoal

Quem acompanha a política sergipana de perto e tem um mínimo de memória, sabe como ninguém que o tema privatização costuma surgir, de tempos em tempos, como um fantasma, disposto a causar pânico na população e a desgastar a imagem de gestores públicos. O então governador Marcelo Déda passou por isso, quando apresentou, pela primeira vez, em 2007, o programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para Sergipe. E o no mesmo ano, o seu então secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, também precisou ir para a linha de frente defender os projetos do Governo que estabeleciam a criação das Fundações Estatais de Direito Privado: a Fundação Hospitalar, a Fundação Parreira Hortas, e a Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

Curioso é que, naquele momento, Déda e Rogério se apresentavam como vozes dissonantes dentro do próprio Partido dos Trabalhadores (PT), uma vez que nem mesmo a sigla havia compreendido ainda as novidades sugeridas em Sergipe. Foram taxados até por aliados como liberais, que estariam entregando os hospitais, os serviços laboratoriais, e até o Samu nas mãos da iniciativa privada. Difícil esquecer das discussões acaloradas entre o então secretário e os sindicatos que representam os diferentes serviços de saúde. Havia um pânico generalizado naquele momento, já que se dizia que os servidores seriam obrigados a optar por uma transferência de vínculo, saindo de estatutários para celetistas.

Hoje, 16 anos depois, como é de conhecimento geral, nenhum hospital ou serviço de saúde pública foi vendido em Sergipe, muito menos houve demissões em massa. As fundações seguem funcionando com as flexibilidades gerenciais do setor privado, e os serviços públicos atendendo a população.

O cidadão que acompanha, desde então, a história política de Sergipe sente, no mínimo, náuseas ao ouvir, agora, o aguerrido defensor das Fundações Estatais de Direito Privado, o autor do Projeto de Lei que criou, aos mesmos moldes, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), falar que o governador Fábio Mitidieri vai privatizar a saúde, precarizar relações trabalhistas e encolher salários do servidor público.

O que o atual senador tem deixado transparecer, contudo, é o seu total recalque com um projeto ousado e inovador, que são as Parcerias Público Estratégicas (PPE), projeto apresentado pelo Executivo Estadual e aprovado pela Alese na última quinta-feira, 20. Como gestor experiente, Rogério Carvalho sabe que o administrador público que trabalha pelo progresso não pode abrir mão da ajuda estratégica da iniciativa privada. Sabe o quanto é necessário a alguns serviços imprescindíveis da rede pública contar com as mesmas flexibilidades administrativas para contratar, comprar, e resolver situações com agilidade, sem perder de vista a economicidade e a responsabilidade do Estado. 

Seu blefe é apenas uma forma, ultrapassada diga-se de passagem, de resgatar antigos fantasmas. Ou quem sabe, uma maneira ainda mimada de dizer que “a ideia só presta quando é minha!”


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação