Aracaju (SE), 01 de maio de 2025
POR: Breno Garibalde
Fonte: Breno Garibalde
Em: 18/10/2022
Pub.: 19 de outubro de 2022

Garibalde Mendonça: o político que orgulha há mais de 20 anos :: Por Breno Garibalde

Breno Garibalde*

O que me faz escrever esse artigo sobre meu pai, o deputado estadual Garibalde Mendonça, é o orgulho que sinto em ser filho dele. Sim, me orgulho em ser filho de político, mesmo em tempos tão desafiadores. Garibalde é um homem, pai e político de poucas palavras, mas de muito trabalho, que tanto me inspira e que continua levando milhares de pessoas a continuarem acreditando nele como homem público.

Já são mais de 30 anos de vida pública, que se iniciou quando ele, engenheiro civil, formado pela UFS, sócio de uma pequena construtora, se destacou pelo seu trabalho técnico e foi convidado para assumir a presidência da Emurb, na gestão do prefeito Wellington Paixão, o qual nutrimos um carinho enorme. Garibalde permaneceu presidente na gestão do Prefeito Almeida Lima (1994-1996) e essa parceria dos dois, deu muito certo. Fizeram um belíssimo trabalho em toda a cidade e esse reconhecimento fez com que seu nome surgisse como possível substituto na prefeitura de Aracaju, em 1996. E, com apenas 40 anos de idade, concorreu pela primeira vez, pelo PDT, logo para prefeito. Foi uma eleição muito disputada, e ele não foi para o 2º turno por uma diferença de apenas 5% dos votos. Dessa eleição, eu guardo muitas lembranças, mesmo tendo apenas 8 anos de idade, eu participava ativamente. Lembro do jingle, da marca, de como as crianças eram loucas por ele (eu morria de ciúmes) e de como era difícil para ele discursar naqueles showmícios enormes, que eram permitidos na época.

Dois anos depois, devido a seu bom desempenho nas urnas, ele foi candidato a Deputado Estadual e em 1998 foi eleito com 7.884 votos para seu 1º mandato eletivo e a partir daí não perdeu mais nenhuma eleição. Em 2002 é reeleito ainda pelo PDT com 13.995 votos. Em 2006, agora pelo PMDB com 18.145 votos. Em 2010 com 26.074. em 2014 com 31.401 votos. Em 2018 com 22.819 votos. Em 2022 agora novamente pelo PDT com 18.073 votos. Mesmo com uma perda de votos, que atribuo ao desgaste natural do tempo, ele se torna, parafraseando o dono dessa brilhante coluna, em um artigo que escreveu em 2019: “o único senhor, agora com 7 mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe”.

Por muito tempo eu não entendi essa opção de vida e hoje, não só entendo, como estou aqui tentando fazer parecido. Sou só orgulho de toda essa dedicação dele ao nosso povo. São 24 anos como deputado estadual e as pessoas só me falam coisas boas. As frases que mais ouço são: “Garibalde sempre me atende”, “Garibalde já me ajudou quando eu precisei” ou “já votei em Garibalde”. Então, eu sou um sortudo que posso me orgulhar e dizer em qualquer lugar que sou filho de político, que tem um estilo diferente do tradicional de grandes discursos e muita mídia, mas tem diversos projetos relevantes que ajudaram a melhorar a vida dos sergipanos. Além de ter passado todo esse tempo sem sujar seu nome, sem nenhum processo, passando, inclusive, ileso sobre o polêmico caso das subvenções. A sua ética e o respeito para como o povo, são exemplos que trago comigo. Como ele sempre fala: “a política é um instrumento de fazer o bem” e eu não tenho dúvida de que é isso que ele faz diariamente.

Infelizmente, os grupos que pertenceu não permitiram que ele crescesse ou que alçasse voos maiores na política, talvez por seu estilo sempre um pouco mais independente, que mesmo sendo da base governista, muitas vezes vota de acordo com sua consciência e com os interesses de quem o elegeu. Outra coisa que carrego comigo e que minha mãe Professora Lívia, hoje aposentada, faz questão de nos lembrar quase que diariamente: “quem te elegeu foi o povo e é para eles que vocês estão ali”. A coerência também sempre foi uma qualidade presente em meu pai e que levo comigo tanto na Política quanto na vida.

Outras duas qualidades que admiro muito nele são: a paciência e o amor que ele tem com as pessoas. Ele não pára. Todo esse tempo, não lembro de meu pai mudar número de telefone e endereço de escritório. Atende todo mundo, seja por ligações, mensagens ou pessoalmente. Até recebo algumas críticas dos que nos comparam nesse sentido, porque isso eu já puxei mais a minha mãe e sou péssimo para telefone, mas estou tentando melhorar.

As comparações entre a gente são inevitáveis, mas as diferenças não estão apenas na altura, temos perfis um pouco diferentes, principalmente na forma de nos comunicar com o eleitorado. Eu utilizo muito as redes sociais, a quem atribuo o sucesso de parte da minha eleição de vereador, que, somado com a base eleitoral de meu pai, me tornou o 5º mais votado de Aracaju. E nessa última eleição estadual, tive a missão de colocar ele nas redes sociais para interagir com o eleitorado mais jovem, que ainda não o conhecia direito. Fizemos um trabalho bonito, ele entrou de cabeça e se saiu super bem nas redes, claro que mantendo seu estilo. Mas isso só mostra que independente da idade, ele está aberto às novidades e às mudanças que a sociedade exige.

Agora com 66 anos, uma prótese no quadril, uma barba grisalha, que o deixou melhor ainda, vai para o 7º mandato e não tenho dúvidas que o decano da Assembleia, ainda nos orgulhará muito e continuará representando seus mais 18 mil eleitores que confiaram o voto. Podem aguardar, que sua mente inquieta estará sempre buscando novidades, criando projetos de leis, indicações e fiscalizando as ações do governo, para melhorar a vida dos sergipanos.

*Arquiteto e urbanista, vereador de Aracaju


Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

A decisão do STF sobre concursos internos apresenta diversas vantagens e desafios. Aqui estão os principais pontos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação