Como potencializar o cliente :: Por Marco A. G. Oliveira

Marco A. G. Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)
Há muito tempo desejo escrever sobre isso, algo que me incomoda como consumidor, cliente, pessoa, que gosta de ter um atendimento personalizado, diferenciado, primado do poder de escolha, de compra, detentor do poder financeiro, então, o que estou escrevendo expressa minha opinião sobre o assunto.
Certa vez frequentando uma determinada loja em um shopping da cidade, após escolher algumas camisas e calças para renovar o guarda-roupa, processo que demorou em torno de duas ou três horas, entre escolher e provar os produtos, encaminhei para o caixa para efetuar o pagamento, depois de mais alguns minutos, bem mais do que o esperado, sendo proporcionalmente bem maior do que o para realizar todo o processo de decisão de escolha, no momento do atendimento sou abordado pela atendente de caixa que perguntou:
- O senhor tem cartão da loja?
- Respondi que sim, mas que tinha muito tempo que não utilizava o mesmo.
- Vou consultar a base de cadastro e verificar sua situação, afirma a atendente.
- Certo, pode verificar.
- Depois de alguns minutos, responde, o senhor pode fazer outro cartão.
- Beleza, quais benefícios do cartão.
- Com entusiasmo ela, responde, como é a primeira compra o senhor vai ter 10% de desconto sobre o valor da compra.
- Certo, é nas próximas aumentam o desconto perguntei?
- Não só na primeira, responde a atendente bem animada.
- Então, questionei, quer dizer que no momento em me torno cliente, deixo de ter o desconto.
- Sim, é só na primeira compra.
- Então, realize o cadastro.
A atendente realizou o cadastro, coloquei mais duas peças no processo de compras, obtive o desconto. Depois, afirmei que não efetuaria mais nenhum compra com o cartão da loja, pois como agora cliente da loja quero um tratamento personalizado, ou seja, mais descontos, benefícios, como não teria, continuarei comprando na loja com o cartão que costumo comprar.
E, para minha surpresa, neste mesmo dia foi a outra loja, é encontrei a mesma situação, me questionei! Qual a minha importância como cliente? Como essas lojas tratam depois que nos tornamos clientes? Como personalizam os clientes?
Hoje, compro muito poucos nessas empresas, fico extremamente chateado quando lembro do desconto apenas para a primeira compra, quando compro, utilizo outro cartão.
Em virtude dos fatos mencionados, expressando meramente minha opinião sobre o assunto, gostaria de saber, compreender se parte das pessoas agisse como relatei, como as empresas mudariam suas estratégias para captar e reter os clientes, porque particularmente não acredito que a estratégia relatada fideliza, principalmente, como a crescimento do mercado virtual, visto que as pessoas podem comprar qualquer produto/serviço sem ter a necessidade de estar presencialmente, adquirir em qualquer hora, local ou momento, principalmente agora com o crescimento do omnichannel.
$ucesso!
*Consultor nas áreas de vendas, marketing e logística; Instrutor; Palestrante; Empreendedor