Aracaju (SE), 08 de agosto de 2022
POR: William França
Fonte: William França
Em: 24/05/2022 às 00h00
Pub.: 24 de maio de 2022

Maio e seus sinais :: Por William França


Papo de pesquisa, com William França - Logo

Papo de pesquisa, com William França - Logo

O mês de maio ainda não acabou, mas há sinais claros de mudança no cenário político estadual e federal.


Aqui no Estado de Sergipe, muitos movimentos e atos políticos destacaram seus líderes e, por questões óbvias, estes procuraram mostrar forças.


Se “em público” o cenário foi movimentado, nos bastidores foi ainda mais! Muitas lideranças municipais, à procura de um lugar ao sol (ou para se manter nele), buscou candidatos majoritários e proporcionais para votar e pedir voto na época das campanhas. Esse fato começou a mudar os números de pesquisas e, o que era opaco, vem tornando-se mais visível, mesmo que ainda de forma turva.


É óbvio que uma pesquisa realizada à essa altura do campeonato, há pouco mais de 5 meses do primeiro turno das eleições, não nos trará os números que sairão das urnas, muito menos quem vai ou não para um possível 2º turno, porém, o Instituto França já realizou e divulgou pesquisa à nível estadual em setembro, novembro e dezembro de 2021 e em abril de 2022. Esses números, se estudados e analisados, mostram muita coisa do que pode ocorrer lá na frente.


Os atos políticos, movimentos partidários e fatos novos, vão desenhando o cenário eleitoral dos meses de campanha (agosto, setembro e outubro) e quem não for acompanhando esses movimentos através dos números de pesquisas (de consumo interno ou publicadas) pode ter surpresas negativas que, em muitos casos, se tornam muito difíceis de reversão.


Mas, como de praxe, muito em breve teremos outra Pesquisa IFP que mostrará o cenário político-eleitoral real e sem filtros para todos do Estado ficarem por dentro de como estão seus candidatos e seus concorrentes.


Em junho teremos o São João... Parece que as pré-campanhas vão pegar fogo!

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação