Aracaju (SE), 24 de janeiro de 2022
POR: Jeane Fábio
Fonte: Jeane Fábio
Em: 14/01/2022 às 08h55
Pub.: 14 de janeiro de 2022

Pelo reconhecimento do Profissional em Radiologia


Jeane Fábio, profissional da Radiologia (Foto: Arquivo pessoal)

Jeane Fábio, profissional da Radiologia (Foto: Arquivo pessoal)

*Por Jeane Fábio


É notícia constante nos veículos de comunicação o grande número de  profissionais de saúde afastados de seus postos de trabalho, também diagnosticados com síndromes gripais. 


A maioria das reportagens menciona apenas os casos de afastamento de profissionais médicos e profissionais da enfermagem. 


Assim como durante toda a pandemia que ainda está em curso, algumas categorias profissionais são esquecidas e não mencionadas ou contabilizadas estatisticamente. 


Não se sabe ao certo qual o percentual de profissionais das técnicas radiológicas que perderam a vida ou que foram contaminados pela COVID-19 em exercício de suas funções laborais.


É claro para nós profissionais das técnicas radiológicas do importante papel que desempenhamos sempre e não apenas hoje quando ainda estamos enfrentando a pandemia e os surtos de síndromes gripais. E há um grande número de solicitações médicas pela realização de exames de imagem como radiografias de tórax e tomografias computadorizadas.
Exames de imagens realizadas pelos profissionais das técnicas radiológicas são fundamentais em qualquer outro diagnóstico.


Mas porque ainda somos invisíveis? Por que ainda não constamos como números nas estatísticas referentes aos profissionais de saúde?


É preciso fazer um trabalho de conscientização da população geral sobre a nossa importância. 


Precisamos estar presentes nas Comissões de Saúde nos âmbitos municipais, estaduais e federais. 


E desta forma cobrar que os Profissionais das Técnicas Radiológicas, sejam igualmente reconhecidos como os profissionais médicos e profissionais da enfermagem, pois juntos e cada um desempenhando a sua função fazemos a saúde acontecer.


*Especializada no Atendimento e realização de exames em Urgência e Emergência.Técnica Referência de 2014 a 2019 no Hospital Regional de Lagarto. Ex delegada em Sergipe do Conselho Regional de Técnico em Radiologia 8a Região.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação