FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 05/11/2021 às 13:34
Pub.: 05 de novembro de 2021

O potencial energético de Sergipe é valorizado e pode transformar o estado :: Por Marcio Rocha

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

A geração de energia limpa é um dos principais gargalos que a humanidade tem a enfrentar nos próximos anos. Há uma necessidade de diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, porque além de serem altamente poluentes, são finitos. E reverter esse quadro é fundamental para a sobrevivência das futuras gerações com qualidade de vida, respeito ao meio-ambiente e melhores condições de vivência para todos. 

Transformações acontecem a todo momento. A cada dia vivemos inovações que fazem com que tenhamos mais comodidade, maior responsabilidade com a natureza e demandamos fontes energéticas que sejam viáveis e renováveis, além de não poluentes. E cada vez mais, a necessidade de geração de energia limpa é fremente e urgente. E Sergipe tem uma larga vantagem no que diz respeito à essa capacidade energética. O secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, explicou no evento realizado pela Fecomércio, para os empresários participantes dos Diálogos Empresariais.

Costa mostrou para quem acompanhou a conversa, como as energias renováveis são essenciais para que se tenha um futuro mais promissor para a sociedade e as matrizes energéticas tenham viabilidade econômica para gerar emprego e renda para as pessoas. Ele foi taxativo ao dizer que energia é sinônimo de emprego. As vertentes que Sergipe pode explorar, segundo o secretário nacional, são a eólica, solar e por meio do gás natural, além da capacidade de geração sucroalcooleira por meio do etanol. Isso é antecipar o futuro para um estado que já está no cenário da produção de energia por meio do gás natural. O que significa mais oportunidades para que Sergipe consiga figurar bem no mercado por meio da amplitude de áreas com condições de geração de energia. 

Acerca do gás natural, a atuação da Celse neste momento em que há uma crise energética evidente, tem sido importantíssima para a alimentação do Sistema Interligado Nacional de energia, ajudando a suprir a demanda cada vez maior por energia elétrica no país. Sergipe está numa posição de vanguarda e é a estrela do gás natural do Brasil, como bem lembrou o deputado federal Laércio Oliveira, ao longo de todo seu trabalho pela aprovação da Lei do Gás, que é altamente beneficente para Sergipe, pois temos a maior jazida do composto no Brasil. Operar essa jazida é fundamental para que milhares de empregos sejam gerados, promovendo uma transformação social através da matriz energética. O gás está ao nosso alcance e pronto para ser transformado em luz para as residências e empresas, força para a planta industrial e em emprego e renda para as pessoas. 

Ainda no que o secretário com status de ministro falou para os sergipanos na conversa, entende-se que os investimentos em usinas de geração de energia solar e eólica são fundamentais para que Sergipe não seja somente a estrela do gás no Brasil, mas sim a constelação da energia. Somos um estado com 300 dias de sol forte por ano, com áreas muito propícias à instalação de grandes parques de placas fotovoltaicas em diversos municípios. Tal qual áreas como Itabaiana, Areia Branca, Riachão do Dantas e Simão Dias, que têm plenas condições de receberem parques eólicos de grande monta. Assim levando o desenvolvimento para o interior do estado, promovendo a empregabilidade de pessoas das mais variadas escolaridades, mas com foco nas atividades ligadas à geração de energia.

Se com a Celse, com o uso do gás natural, Sergipe descomplica parte do problema do abastecimento energético do país, o que poderemos esperar se acontecerem os investimentos necessários para que se implantem esses projetos no estado, muito mais poderá ser feito quando, de fato, verem do que nosso estado é capaz com a extração do gás natural para alimentar outras termelétricas. Brevemente, poderemos estar no mesmo nível de pontos que são polos da atividade, como a própria Amazônia, com a energia solar, o Ceará, com a energia eólica e indo mais além, a região central norte-americana, que aglutina várias das fontes de energia limpa do mundo.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação