Aracaju (SE), 26 de outubro de 2021
POR: Carla Passos
Fonte: Carla Passos
Em: 15/08/2021 às 00h00
Pub.: 16 de agosto de 2021

Como economizar em uma viagem para Gramado :: Por Carla Passos


A Serra Gaúcha tem muitas atrações. É preciso planejamento para fazer uma viagem com melhor custo-benefício.


Gramado é o principal destino de inverno no Brasil. É uma cidade pequena mas que tem muito a oferecer. São vários parques, museus, rotas e restaurantes que a torna um destino muito atraente para pessoas de todas as idades. Gamado fica a 115 km de Porto Alegre e o percurso pode ser feito de carro alugado ou utilizando transfer do aeroporto. Tem ônibus a cada meia hora e não é necessário comprar antecipadamente. 


Confira o vídeo com dicas para cinco dias de roteiro: Confira uma seleção de atrações para conhecer em Gramado


Nossa base foi Gramado, mas por ser uma cidade cara especialmente no período de alta estação, também é possível se hospedar em Canela a apenas 7 km por um preço melhor, ou ainda se dividir em duas bases, se hospedando também em Bento Gonçalves que fica no Vale dos Vinhedos. 


É interessante reservar com antecedência o passeio do Maria Fumaça (Foto: Carla Passos)

É interessante reservar com antecedência o passeio do Maria Fumaça (Foto: Carla Passos)


Além da passagem, é interessante reservar com antecedência a hospedagem e o passeio do Maria Fumaça, por ser uma atração que esgota com muita antecedência e também ser muito tradicional. Tem vários sites que vendem o pacote, mas atente-se o que está incluso além do trem. Escolhemos um pacote com almoço e visita a Epopeia Italiana, com direito a assistir uma peça sobre a chegada dos imigrantes. 


Na Epopéia Italiana você pode vestir roupas antigas e tirar fotos em cenários que rememoram a chegada dos imigrantes (Foto: Carla Passos)

Na Epopéia Italiana você pode vestir roupas antigas e tirar fotos em cenários que rememoram a chegada dos imigrantes (Foto: Carla Passos)


Na hora de planejar a hospedagem, deve-se pensar em ter um carro alugado ou não. Se você não pretende alugar um carro, será mais cômodo escolher um hotel ou pousada no centro de Gramado, que permita fazer algumas atividades a pé. Se, ao contrário, você alugar um carro, poderá ficar em um hotel mais afastado do centro ou até em Canela. Se resolver se hospedar no Vale dos Vinhedos, terá que que alugar carro.


Outra dica para economizar é decidir antecipadamente que atrações quer visitar porque quase todas cobram entrada. No nosso hotel, nos informaram sobre uma excursão gratuita com paradas em várias atrações em Canela, inclusive no Parque do Caracol e na Catedral de Pedra, que eram nossos pontos de interesse. Mas quando começamos o passeio, as paradas eram em atrações mais voltadas para crianças como, por exemplo, o Mundo Gelado do Capitão. E a pegadinha: a excursão era gratuita, mas para entrar em cada uma dessas paradas custava sempre acima de R$ 50. Por isso, o segredo é você pesquisar e resolver antes o que você quer visitar para não gastar muito em coisas que vocês não tem interesse. Não pensamos duas vezes e abandonamos a excursão e pegamos um Uber até os Bondinhos aéreos.


[[JPEG-68554-789230-T]]


Percebemos que a cidade é bem cara e está muito cheia no período de férias no meio do ano, especialmente a partir de quinta à noite quando muitas pessoas de Porto Alegre sobem a serra. Por isso, se você puder evitar período de férias e feriadão, vai curtir melhor as atrações de Gramado. Além do inverno, a cidade também é muito procurada na época do Natal Luz, quando ganha um novo charme com a decoração natalina.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação