Aracaju (SE), 26 de outubro de 2021
POR: Raquel Almeida
Fonte: Raquel Almeida
Em: 08/08/2021 às 21h23
Pub.: 09 de agosto de 2021

Seu perfil do Instagram corre riscos? :: Por Raquel Almeida


Raquel Almeida*


Seu perfil do Instagram corre riscos? (Foto ilustrativa: Pixabay)

Seu perfil do Instagram corre riscos? (Foto ilustrativa: Pixabay)

Como uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, com mais de 1,2 bilhões de contas ativas, o Instagram tem a necessidade de atualizar frequentemente a política de privacidade e seus recursos para evitar stalkers (perseguidores*) e bots (robôs**). Contudo, algumas das suas últimas atualizações vêm dando o que falar entre os usuários, principalmente aqueles que utilizam a rede social como meio de trabalho.


De acordo com alguns empresários e influencers digitais, certas ferramentas de segurança também ampliam o limite de uso do Instagram. Se você já teve seu perfil bloqueado sem saber o motivo, vai entender o que digo.


Na última semana, usuários do Instagram passaram a receber um aviso de "Tente novamente mais tarde", limitando as ações do perfil. Muitos usuários levaram um susto pensando que haviam sido “cancelados”, mas o que parece ser um bug da plataforma veio acompanhado da mensagem que a medida adotada foi para “proteger nossa comunidade".


O susto de muitos em acharem que tiveram seus perfis bloqueados é pela facilidade que isso pode ocorrer na prática. Um grupo de pessoas pode se mobilizar para fazer denúncias em massa, mesmo que sem motivo real, colocando em risco o seu perfil, já que as denúncias são recebidas por um software e sem filtro humano. 


Se este grupo denunciar seu perfil, automaticamente seu endereço do Instagram é temporariamente excluído (o que é chamado de shadowban***), podendo ser excluído de fato depois de alguns dias. Então, se um grupo de pessoas pensa diferente de você pode lhe “derrubar” e fazer você perder todo conteúdo postado.


Alguns assuntos também devem ser evitados ou falados com parcimônia. Para se falar de sexo, mesmo que de forma cientifica, corre-se o risco da plataforma entender como pornografia e você também ter a conta excluída. E na época que muitos dos seus usuários estavam migrando para o Tiktok, a palavra foi excluída. Então, muitos influencers adotaram escrever algumas palavras substituindo letras por números ou símbolos, a exemplo do t1kt@k.


Claro que seus técnicos trabalham para melhorar a usabilidade. Desde o início do ano, a plataforma também lhe dá o direito de bloquear aquele spam indesejado, ou mesmo algum conhecido que você não quer que acesse o seu perfil. E a última atualização foi para que stalkers e/ou bots bloqueados não consigam acessar o seu perfil mesmo com uma nova conta.


E, no mês passado, o Instagram comunicou a implementação de algumas atualizações para tornar a plataforma mais segura para os adolescentes. As novidades incluem uma padronização de conta privada para os usuários com menos de 16 anos, redução do contato indesejado de adultos com os adolescentes e mudança na divulgação de anúncios para esse público.


Mas pelo visto eles possuem um novo problema. Na última semana, o site Motherboard divulgou que uma rede de golpistas está se aproveitado dos sistemas de segurança do Instagram para vender um serviço de banimento de contas. O esquema é vendido para pessoas que querem sumir com o perfil de algum desafeto na rede social.


Pelo certo ou errado, cada vez mais profissionais estão se precavendo e postando o mesmo conteúdo em várias rede sociais diferentes ou mesmo contratando uma plataforma de conteúdo online, a exemplo do hotmart. Conselho que deve ser copiado por quem trabalha fazendo conteúdo de qualidade nas mídias digitais.


(*) Stalker- termo usado para se referir ao ato de perseguir alguém na internet é por meio de invasão de contas nas redes sociais, de ligações ou SMS.


(**) Bot- é uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô.


(***) Shadowban - Shadow banning, também chamado de stealth banning, ghost banning ou comentário ghosting, é a prática de bloquear ou bloquear parcialmente um usuário ou seu conteúdo de uma comunidade online de forma que não fique prontamente aparente para o usuário que ele foi banido.


Outros posts:


Infodemia
A Academia Brasileira de Letras (ABL) adicionou recentemente o vocábulo infodemia ao dicionário da língua portuguesa. A infodemia se caracteriza por um aumento excessivo no volume de informações relacionadas a um determinado assunto. Essas notícias (falsas e verdadeiras) acabam tornando difícil a simples tarefa de se informar e encontrar fontes e orientações confiáveis quando se precisa.


Fust
Uma nova medida provisória amplia o imbróglio da transferência de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a educação. A ideia de financiar internet para alunos e professores começou em junho de 2020, durante a pandemia, como forma de garantir o acesso a aulas virtuais, mas até agora nada foi resolvido.


Memes
Mais uma vez, o Brasil mostrou sua criatividade durante as Olimpíadas, mantendo uma excelente temporada de produção de memes. As artes com Galvão Bueno como foco voltaram a cena e os nordestinos e seuas vitórias foram a grande temática deste ano. Conta para nós: de quais memes vocês mais gostaram?


*Raquel Almeida é jornalista, assessora de comunicação, social media e editora experiente. Mais de 20 anos trabalhando na área de Comunicação, dentre eles 14 anos como editora do Portal Infonet. Especializada em Comunicação Digital, Web Jornalismo, Novas Mídias e EAD

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação