Pedro Valadares: profissional criativo do mercado publicitário sergipano :: Por Carlos Fabrício
Por Carlos Fabrício*

Pedro Valadares: profissional criativo do mercado publicitário sergipano (Imagem: Blog Carlos Fabrício Comunicólogo)
No ano de 1991 ao lado dos publicitários José Carlos Góes Montalvão e Antônio Oliveira Freira (Piúga) tive a satisfação de conhecer o grande publicitário sergipano que rompeu barreiras geográficas do mercado publicitário nacional, Pedro Valadares.
A Montalvão Publicidade era uma das agências mais premidas na década de 90. Eu adorava ver os quadros com os certificados do Prêmio Colunistas. Ainda me lembro da campanha publicitária "Aracaju, o melhor final de semana da Bahia", produzida pela equipe Montalvão. Quanta criatividade, quanto Ouro nas premiações!
Sinto-me lisonjeado em ter conhecido e trabalhado ao lado de brilhantes profissionais do mercado criativo sergipano. Eu atuava na humildade profissão de office-boy e tráfico publicitário. Eram dias de lutas e glórias, entregando as peças publicitárias nas gráficas e jornais. Levava os magníficos comerciais gravados nas fitas analógicas U-matic Sony para as emissoras TV Sergipe, TV Atalaia e TV Jornal. Eu ficava responsável por pegar as seleções das fotos publicitárias com os fotógrafos Álvaro Virella e Sílvio. Eles revelavam as chamadas publicitárias para anúncios (ampliação ou redução), já que todo o processo de criação e finalização das peças publicitárias era manual, por meio de canetas nanquins, réguas, compassos, letras decalques Trident, caneta aerografica e muito espelho em papel manteiga.
Entre a entrega das artes de outdoor na Superlux e Aracaju Outdoor e gravações externas de VT (naquele momento eu estava aprendendo ao lado dos editores Sérgio Almeida, Tarcísio Duarte e do cinegrafista Jairo Júnior a operar áudio), conheci Pedro Valadares. Pessoa simples, de gesto afável, muito bem educado, gostava de conversar e sempre tinha uma piada bem humorada. Pedro não media esforços em instruir os jovens profissionais, orientando processos e ofertando direções criativas. Com o passar do tempo o grande profissional desembarcou na mega agência Salles, na região sudeste. Grande referência para o mercado publicitário local.
Em outubro de 2015 tive o privilégio de encontrar Pedro Valadares na campanha do advogado Emanuel Cacho para presidente do OAB seccional Sergipe. Trabalhamos juntos, seguindo as diretrizes do coordenador de marketing César Gama. Nada mudou, ele continua sendo uma pessoa brilhante, excelente profissional e um bom contador de história.
Sinto-me lisonjeado em ter conhecido e trabalhado ao lado de brilhantes profissionais do mercado criativo
sergipano. Quanto tempo, quantas lembranças. Ser publicitário era uma tarefa árdua naquele tempo, não existia internet, books de imagens digitais, marcas prontas para serem copiadas e coladas, ou conceitos fotográficos e publicitários plagiados. Não bastava ser publicitário, tinha que ser criativo nos anos 80 e 90.
*Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal de Sergipe e Bacharel em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes. Carlos Fabrício Comunicólogo atua no mercado publicitário nordestino há 22 anos e realiza serviços de assessoria em campanhas políticas e eleitorais desde 1996. Primeiro associado de Sergipe na ADG - Associação Brasileira dos Designers Gráficos. Participou de três Bienais de Design Gráfico (1998, 2000 e 2002), nas principais capitais do Brasil e na América Latina. Como acadêmico, ganhou o prêmio Central de Outdoor na categoria estudantil/seccional Sergipe (2006) e foi Amigo do Hospital de Clínicas Dr. Augusto Leite - Hospital Cirurgia no ano de 1999.