Aracaju (SE), 21 de janeiro de 2026
POR: Fátima Almeida airam22_fafa@hotmail.com
Fonte: Fátima Almeida
Pub.: 01 de novembro de 2015

DIA DE FINADOS: O que comemoramos? :: Por Fátima Almeida

Fátima Almeida  airam22_fafa@hotmail.com

DIA DE FINADOS ? O que comemoramos?  ::  Por Ftima Almeida (Imagem google/formatao by/Fafah)

DIA DE FINADOS ? O que comemoramos? :: Por Ftima Almeida (Imagem google/formatao by/Fafah)

Dia de Finados ou Dia dos Mortos é um dia criado para homenagear as pessoas que já faleceram. Foi instituído pela Igreja Católica no século V como um dia do ano em que se rezava por todos os mortos não contemplados nas orações de alguém. A partir do século XI, os Papas Silvestre II, João XVII e Leão IX, obrigaram a comunidade a dedicar um dia aos mortos e no século XIII, esse dia passou a ser comemorado no dia 2 de Novembro.

A religião protestante não reconhece o feriado do Dia dos Finados como uma celebração. Alegam que a data não está presente na Bíblia, por isso  eles não têm motivos para comemorar ou homenagear. 

A Igreja Metodista, celebra Finados no Dia de Todos os Santos, porque considera  santos todos os fiéis batizados, de modo que, no primeiro dia de novembro, a congregação local honra e recorda seus membros falecidos.

Em Portugal, também é comemorado no dia 02, mas é denominado Dia dos Fiéis Defuntos.

El día de los Muertos” é como o México celebra esta homenagem. Em vez de choros e lamentações, muita animação e alegria. Segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces, sendo os preferidos das crianças, as caveirinhas de açúcar. Chegam a usar pinturas de caveiras no corpo e decorar casas com esqueletos. Tão diferente que tornou-se atração turística.

Para o filósofo León Denis, os druidas foram os primeiros a estabelecer uma data específica dedicada aos mortos. As reuniões eram feitas nos lares e não nos cemitérios, no primeiro dia de Novembro.

Outras versões nos contam que, como para os Celtas, dia 31 de outubro era o fim de um ciclo, de um ano produtivo, quando se iniciava o período que para nós é o outono e era encerrada e estocada a colheita nesta região, acreditava-se que este seria o dia de maior proximidade entre os encarnados e os desencarnados. Comemoravam também com muita festa e muita alegria porque acreditavam que os seus parentes os visitavam e os perdoavam de algum sofrimento que lhes tivessem causado, além de ter o significado de sabedoria pela humildade para saber pedir perdão e como prova de vida além da vida.

Para nós espíritas, visitar o túmulo é uma forma de expressar a saudade, o respeito e o carinho pelo espírito querido. Segundo Allan Kardec essa lembrança os sensibiliza, conforme sua situação, mas recomenda que não deve se prender a manifestações de desespero, cobranças e acusações. O espírito, não se encontra no cemitério, podendo, portanto, ser lembrado e homenageado através da prece em qualquer lugar. (LE – Q. 320)
 “A palavra finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que finou que chegou ao fim, que está morto.” (Vânia M.Vasconcelos)

Mas o que está morto é apenas o corpo físico, fenômeno comum a todos os seres vivos. O espírito, a essência criada à imagem e semelhança de Deus é imortal, precisa partir para continuar sua trajetória evolutiva.

Todos os dias, em algum lugar, em alguma dimensão desse maravilhoso Universo, pessoas se reencontram e se separam nessa caminhada em busca do aperfeiçoamento que nos levará ao Pai.

Questionado sobre esse reencontro numa entrevista, Mauro Operti respondeu: “Deus não cometeria a maldade de separar definitivamente dois seres que se amam. A essência da vida é o outro. Por que Ele juntaria num breve tempo de uma existência duas criaturas que se sentem felizes de estar juntas e depois as separaria pela eternidade?

Lembrar, sentir saudades, chorar é compreensível. As separações são doloridas mesmo aqui na terra. Apenas precisamos cuidar para não afligir os nossos queridos desencarnados, com o nosso desequilíbrio emocional.

As preces serão sempre bem-vindas em todos os dias e momentos. Uma prece saída do coração é como um jato de luz que alcança o alvo e o ilumina.

Que Deus abençoe a todos!

 

Fátima Almeida  airam22_fafa@hotmail.com 15/10/2015

Confira AQUI alguns artigos de autoria de Fátima Almeida, publicados no ClickSergipe

 

Notas:

Léon Denis  - (Foug, 01 de janeiro de 1846 - Tours, 12 de Abril de 1927) foi um filósofo, médium e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a idéia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas.

Mauro Operti – Estudioso e palestrante espírita.

Druidas - pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta, que acreditavam na continuação da existência depois da morte

Finar: v.i. Findar, acabar. Morrer.


Notícias Indicadas

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação