Aracaju (SE), 25 de setembro de 2025
POR: Semed
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Em: 25/09/2025 às 13:50
Pub.: 25 de setembro de 2025

Educação de Aracaju promove Plenarinha 2025 e explora o mundo das plantas e animais

A secretária da Educação, Edna Amorim - Foto: PMA

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf), está promovendo a 5ª edição do Plenarinha, projeto criado em 2019 que se consolidou como espaço de criatividade e aprendizado para crianças da rede municipal. Neste ano, o evento está acontecendo desde 9 de setembro, e vai até 3 de outubro, com o tema central ‘Pequenos exploradores, grandes descobertas’, envolvendo mais de 50 escolas de Educação Infantil.

A secretária da Semed, Edna Amorim, destacou o objetivo da iniciativa. “Durante este mês, as plenarinhas estão acontecendo nas escolas municipais de ensino infantil (EMEIs). É um momento em que as crianças descobrem, vivenciam e aprendem a valorizar a natureza, as plantas e os animais. Esse trabalho começa desde cedo, para que elas entendam a importância do cuidado e da preservação”, completou.

Nesta quinta-feira, 25, duas unidades apresentaram suas atividades: a Escola municipal de Educação Infantil Dr. Fernando José Guedes, no bairro América, e a Emei Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Olaria, ambas com propostas relacionadas a plantas e animais.

Na Emei Dr. Fernando José Guedes, o subtema escolhido foi ‘Plantas e bichos’. A escola montou um espaço com exposição de trabalhos, atividades sensoriais e até a presença de animais como porco, cachorro, carneirinho, jabuti e pintinhos. Pais e responsáveis também visitaram a unidade para acompanhar o resultado das produções realizadas ao longo do ano.

A coordenadora pedagógica da escola, Simone Santos, explicou como o projeto foi desenvolvido. “O Plenarinha é promovido pela Secretaria e cada escola escolhe um subtema. Nós trabalhamos com plantas e bichos e, durante todo o ano, as crianças tiveram contato direto com a natureza por meio de contação de histórias, dramatizações, músicas e vivências práticas. Esse trabalho desperta o respeito, o cuidado e o amor pelo outro e pela nossa casa comum”, destacou.

A professora do berçário, Gilda Correia, contou como a experiência fortaleceu o aprendizado. “O projeto veio para reforçar as ações que já realizamos no dia a dia. As crianças puderam ter contato direto com sementes, raízes e folhas, explorando tamanhos e texturas. Foi uma vivência única e um aprendizado que, com certeza, levarão para a vida”, afirmou.

Também professora do berçário, Leila Cardoso explicou como o trabalho foi adaptado para os bebês. “Escolhemos a árvore como referência e montamos uma estrutura fictícia dentro da sala. A partir dela, as crianças puderam fazer piqueniques, conhecer raízes como inhame e batata-doce, observar folhas secas e vivas, além de participar de um parque sonoro. Como trabalhamos com bebês de seis meses a um ano, focamos nas experiências sensoriais, explorando visão, tato, audição, olfato e paladar”, destacou.

A diretora do Departamento de Educação Básica, Osvaldina Cruz, ressaltou a importância do projeto. “A Secretaria da Educação, através do Departamento de Educação e da Coordenadoria de Educação Infantil, desenvolveu ao longo do primeiro semestre a temática do Plenarinha, e agora estamos na culminância. As escolas escolhem seus subtemas e, no caso dessas escolas, foram trabalhados plantas e bichos. A presença de animais nas unidades possibilitou o contato efetivo das crianças com a natureza. Além disso, tivemos a experiência do parque sonoro, em que os pequenos puderam manipular instrumentos e identificar diferentes sons, o que reflete diretamente no aprendizado”, afirmou.

Na Emei Dom Avelar Brandão Vilela, o subtema escolhido foi ‘Exploradores da natureza: o maravilhoso mundo das plantas e dos animais’. A unidade expôs diversas produções dos alunos, entre elas um aquário lúdico que chamou a atenção dos visitantes. A estudante Pérola Soares, do Infantil 5, contou como vivenciou a experiência. “Eu achei muito legal o jacaré e os ovinhos. Também gostei do sapo e do formigueiro que fizemos. Foi muito divertido”, concluiu.


Notícias Indicadas

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Prefeitura de Laranjeiras seleciona currículos para vagas de emprego na Petrobras/Fafen

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

A importância da faixa de pedestres nas grandes cidades: um alerta para Aracaju :: Por Marcius Fernandes

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação