Aracaju (SE), 01 de maio de 2025
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 10/03/2023 às 14:01
Pub.: 10 de março de 2023

Quer estudar a distância? Saiba quais são as dúvidas mais frequentes

Embora a procura pelo modelo de ensino seja grande, existem algumas dúvidas pertinentes a respeito do EAD; saiba quais são elas.

Quer estudar a distância? Saiba quais são as dúvidas mais frequentes - Foto: Asscom Unit

Quer estudar a distância? Saiba quais são as dúvidas mais frequentes - Foto: Asscom Unit

Segundo dados levantados pelo o último Censo do Ensino Superior, já se somam mais de 3 milhões de estudantes matriculados em graduações de Educação a Distância (EAD), entre bacharelado, licenciatura e cursos de tecnólogo. Acredita-se que nos próximos dois anos o número seja ainda maior.

Flexibilidade, comodidade e autonomia foram alguns dos fatores que fizeram essa modalidade crescer, porém, ainda existem pessoas que, devido ao pouco conhecimento acerca do ensino, possuem algumas dúvidas. Saiba quais são elas:

O diploma do EAD é o mesmo que o presencial?
Segundo a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues, para ter validade em todo o território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

“Não há nada no diploma do EAD que o diferencie de diplomas de cursos presenciais. Portanto, os diplomas do EAD têm a mesma validade daquele obtido de forma presencial”, destaca a professora tutora.

Quem começou o curso de maneira presencial consegue aproveitar as matérias no EAD?
Na Unit é possível realizar esse aproveitamento de disciplinas já cursadas, porém, é preciso seguir alguns requisitos. “Para tanto, deve ser solicitado pelo próprio sistema (Magister - Protocolo - Aproveitamento de Estudos) caso já seja matriculado, e será direcionado para coordenação do curso analisar. E caso seja um candidato a aluno, pode realizar uma consulta prévia com a coordenação de curso, e ingressar nos estudos com tudo devidamente organizado e planejado”, explica Mirilene.

O EAD é mais fácil do que o presencial?
Se engana quem pensa que por estudar de casa, torna-se o ensino mais fácil, isso porque ambas as modalidades de ensino obedecem às mesmas regras, passam pelas mesmas avaliações e possuem as mesmas exigências em termos de conteúdos, produções e avaliações. 

“São universos diferentes. Se no ensino presencial os debates ocorrem em aula, corredores da universidade por exemplo, no EAD tais interações se dão pelos fóruns, chats, videoconferências, encontros virtuais, dentre outros. Há maior autonomia e flexibilidade em relação a horários e tempos de estudos, o que não quer dizer que seja mais fácil ou que não deve ocorrer”, enfatizou.

Como são feitas as avaliações no EAD?
“As provas ocorrem ao final da vigência da disciplina, caso por algum motivo o aluno não realize a prova, é disponibilizado novo momento, para o aluno que venha a requerer tal realização, bem como uma prova final como oportunidade de recuperar a média. Seguindo as prerrogativas previstas pelo MEC, as provas são realizadas de forma presencial, no polo que o aluno estuda”, ressalta a professora tutora.

Como funciona o suporte para o aluno do EAD?
Por mais que o EAD ofereça autonomia, o aluno possui todo o suporte necessário durante toda a graduação, seja acadêmico, pedagógico e técnico. Em cursos semipresenciais, o aluno realiza encontros semanais no polo de apoio e conta com tutoria presencial e virtual. 

“Já na modalidade on-line o aluno conta maior flexibilidade e autonomia, tendo suporte do professor tutor virtual pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) das disciplinas, podendo interagir e trocar experiências com os colegas. Sem falar de toda estrutura ofertada pela instituição, como por exemplo o Unit Carreiras, que auxilia na colocação e capacitação profissional, com oportunidades de estágio, além do planejamento, construção de uma boa identidade profissional”, exemplificou.

A frequência dos alunos é avaliada de que maneira?
“Acompanhando as participações, produções e contribuições dos alunos, seja de forma síncrona nos encontros virtuais e/ou presenciais ou nas postagens no ambiente virtual de aprendizagem,  seja com os trabalhos produzidos, afinal a aprendizagem dos conteúdos por nossos alunos é o objetivo primordial. Destarte, além do monitoramento da frequência, quando for o caso, há formas de acompanhar os acessos e participações dos alunos pelo AVA e demais canais de estudos pelos sistemas ofertados”, orientou Mirilene.


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