EAD: ferramentas síncronas e assíncronas, saiba como são aplicadas no ensino
Gerente acadêmica da Unit EAD explica a importância dessas ferramentas e como elas podem ser fundamentais para a educação.

EAD: ferramentas síncronas e assíncronas, saiba como são aplicadas no ensino - Foto: Asscom Unit
Com a crescente procura pela Educação a Distância (EAD), surge a necessidade de inovar cada vez mais os métodos de ensino para atender as exigências dos estudantes. Essa alta adesão desenvolveu novas concepções, como é o caso das ferramentas síncronas e assíncronas, que podem ser utilizadas tanto no ensino presencial como a distância, mas que ganharam popularidade durante a pandemia devido ao próprio EAD.
Essas ferramentas também fazem parte de um conceito definido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), chamado de quadrantes híbridos. De acordo com a gerente acadêmica da Universidade Tiradentes (Unit) do EAD, Karen Sasaki, para estabelecer um bom modelo de ensino a distância, é necessário estar por dentro das especificidades desses quadrantes.
“Quando se fala num modelo de EAD, a gente tem que pensar em todos os quadrantes. Por exemplo, num curso híbrido da Unit, temos o presencial síncrono durante uma aula prática, pois o professor faz uma demonstração com o aluno, seja em laboratório, seja em sala de aula presencial. Já o presencial assíncrono, acontece em uma das etapas das atividades extensionistas ou de estágio supervisionado, por exemplo. É presencial para o aluno, é presencial para o professor, só que em dias e horários diferentes. No síncrono, não: é aluno e professor juntos no mesmo dia e horário”, destacou a gerente.
Ou seja, as ferramentas síncronas são aquelas que permitem interação em tempo real entre professor e alunos, no mesmo ambiente, como por exemplo, aulas ao vivo que ocorrem por videoconferências, e também os chats virtuais. Já as ferramentas assíncronas são o contrário das síncronas. Os alunos realizam as atividades de ensino no seu próprio tempo. Como a leitura de textos, discussão em fóruns ou o estudo de uma aula ou vídeo gravados.
Tipos de ferramentas síncronas e assíncronas
As opções de ferramentas são diversas, além de ser possível encontrá-las por meio de multimídias que vão de acordo com o perfil de cada aluno. “Dentro do nosso projeto EAD, levamos em consideração os quadrantes de acordo com a natureza da disciplina, com o objetivo de aprendizagem para o desenvolvimento das competências e de acordo com o perfil do curso”, finaliza a gerente.
Fóruns de discussão: São espaços de comunicação escrita similares aos chats, mas de forma não simultânea. Normalmente, o professor seleciona algum tema da matéria para discussão e abre um prazo de início e término do fórum. Pode ser algum texto, alguma notícia relevante sobre o assunto ou a discussão de um caso.
Avaliações assíncronas: As avaliações assíncronas são ideais no ensino a distância, para evitar percalços como problemas de conectividade na hora da prova. Mas na verdade, elas são bastante comuns também no ensino presencial, respondendo pelo nome mais comum de “trabalhos”.
Webinários: Realizados no meio virtual são seminários cuja principal vantagem é a possibilidade de convidar especialistas de qualquer região para participar. A presença dos palestrantes contribui para fornecer aos alunos outros pontos de vista sobre cada disciplina, provenientes de experts em seus campos de atuação.
Chats virtuais: Por meio dos chats, professor e alunos trocam mensagens em tempo real em salas virtuais de bate-papo. A comunicação é realizada apenas por texto. Trata-se de um espaço ideal para tirar dúvidas mais simples e diretas, que não demandem uma explicação muito elaborada. Além de avaliar o engajamento dos estudantes, a fim de obter uma noção sobre os temas mais polêmicos ou de difícil compreensão sobre a matéria.