Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: Ascom Seduc/SE
Fonte: Ascom Seduc/SE
Em: 03/08/2022
Pub.: 03 de agosto de 2022

Aluna da Rede Estadual é ouro na XV Olimpíada Sergipana de Química

Ainda na 1ª série do Ensino Médio, Ellen Guimarães participou de três olimpíadas e é a segunda vez que recebe o reconhecimento pela sua dedicação à iniciação científica - Foto: Divulgação | Seduc/SE

Ainda na 1ª série do Ensino Médio, Ellen Guimarães participou de três olimpíadas e é a segunda vez que recebe o reconhecimento pela sua dedicação à iniciação científica - Foto: Divulgação | Seduc/SE

O Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, situado no município de Umbaúba, no território Sul sergipano, mais uma vez se destaca em eventos de iniciação científica. Desta vez, a estudante Ellen Santos Guimarães conquistou a medalha de ouro na XV Olimpíada Sergipana de Química, sendo a única estudante da Rede Pública Estadual de Ensino a alcançar esse feito, que a classifica para a Olimpíada Norte/Nordeste de Química e a Olimpíada Brasileira de Química.

A Olimpíada Sergipana de Química é realizada pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Programa Nacional Olimpíadas de Química. A proposta é estimular os estudantes do Ensino Médio e Tecnológico, como também os professores deste segmento, a refletirem sobre a importância da Química para a sociedade; revelar talentos com vocação para a química; selecionar os representantes do estado de Sergipe para o exame de seleção da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), fase brasileira que ocorre anualmente no mês de agosto e a Olimpíada Norte Nordeste de Química (ONNeQ).

Ao todo, o Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho inscreveu 127 estudantes na OSEQUIM, quatro dos quais foram classificados para a semifinal. A professora Darcylaine Martins, que leciona a disciplina Química na unidade e é grande entusiasta em prol da inserção de alunas e alunos no meio científico, explica que o colégio mantém uma turma preparatória para as Olimpíadas do Conhecimento, qual funciona no contraturno das aulas. Segundo ela, nesse espaço professores de Matemática e Física, por exemplo, também preparam os estudantes para as olimpíadas de outras áreas do conhecimento. “Essa turma existe desde 2016 porque foi quando o primeiro aluno lá do colégio conseguiu uma medalha, e foi nessa época que ele foi o único aluno da rede estadual a ser medalhista. Depois disso os outros alunos começaram a nos procurar a fim de participar das olimpíadas. Com o retorno das aulas presenciais, nós continuamos com as aulas preparatórias também presenciais e foi então que Ellen se destacou mais ainda. Ela sempre foi muito interessada por química e também faz parte do projeto de iniciação científica. O mérito é dela, pois é vitoriosa e nós estimulamos e preparamos”, relatou a professora Darcylaine Martins.

Ainda na 1ª série do Ensino Médio, Ellen Guimarães participou de três olimpíadas e é a segunda vez que recebe o reconhecimento pela sua dedicação à iniciação científica, por meio da participação em olimpíadas de ciências, pois no passado recebeu também a Menção Honrosa pela participação na Olimpíada Nacional de Ciências. A jovem estudante conta que inicialmente não imaginaria alcançar a medalha de ouro; estava apenas confiante em receber a Menção Honrosa assim como no ano passado, quando estudava o 9° ano ou até mesmo com medalha de bronze. “Ao receber essa notícia esplêndida eu me emocionei demais. Perceber que tudo que estudei e a que me dediquei valeu a pena, e mesmo se não ficasse com alguma medalha também iria valer, porque acredito que aprendizado nunca será desperdício. A professora de Química da instituição em que estudo, Darcylaine,  estava ministrando aulas preparatórias uma vez na semana para essa olimpíada e as demais também. E a ajuda dela e os meus esforços de correr atrás dos assuntos para estudar fizeram com que eu conseguisse ganhar esse lugar e elevar ainda mais o nome do Colégio Estadual Dr Antônio Garcia Filho para servir de exemplo a todos e mostrar que eles são muito capazes de conseguir o que quiserem”, contou Ellen Guimarães.

A estudante receberá a medalha de ouro no dia 26 de agosto, às 14h, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). No dia seguinte, Ellen Guimarães fará a prova da Olimpíada Brasileira de Química.


Notícias Indicadas

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação