Aracaju (SE), 19 de agosto de 2022
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 30/07/2022 às 08h01
Pub.: 01 de agosto de 2022

Fatores que tornam a educação a distância um sucesso


Ter autonomia na rotina de estudos e facilidade de acesso são alguns dos fatores que tornam o EAD um excelente formato de ensino.


Não conseguir conciliar os horários de trabalho, lazer e estudo são alguns dos motivos que, muitas vezes, fazem com que o aluno desista da graduação. Dessa forma, o Ensino a Distância (EAD) surge como solução desses problemas, uma vez que esse formato permite conciliar todos esses fatores.


Aurisângela Nascimento, professora tutora do polo da Unit EAD em Poço Verde - Foto: Asscom Unit

Aurisângela Nascimento, professora tutora do polo da Unit EAD em Poço Verde - Foto: Asscom Unit

Outro ponto fundamental é que o EAD é uma modalidade versátil e atende às preferências dos alunos que buscam mesclar as formas de aprendizagem entre o virtual e o presencial por meio dos formatos: híbrido, semipresencial e 100% online. De acordo com a professora tutora Aurisângela Nascimento do polo da Universidade Tiradentes (Unit) EAD em Poço Verde (SE) e que trabalha com a modalidade semipresencial há mais de oito anos, o modelo de ensino trouxe inúmeras vantagens.


“O ensino semipresencial é um avanço para o desenvolvimento da educação do país, permitindo uma maior oferta de cursos com um custo menor, facilidade de acesso, flexibilidade de horário aos alunos e professores. Além de possuir uma grande importância de poder chegar a todos os locais, onde muitas pessoas não tem condições de se deslocar todos os dias para universidades presenciais, onde geralmente se encontram nas maiores cidades ou até mesmo apenas nas capitais”, pontua.


Essas vantagens estão acompanhadas de diversos diferenciais. “Ter autonomia para fazer a rotina de estudos; facilidade de acesso; desenvolvimento do pensamento crítico; desperta maior interesse e habilidades com tecnologia; flexibilidade de horário, pois é apenas um encontro semanal; redução de custos, já que a mensalidade é acessível; reconhecimento pelo mercado de trabalho, visto que o diploma é o mesmo do presencial e apoio e suporte do professor tutor em toda sua jornada”, contempla.


Apesar do modelo apresentar um leque de vantagens e benefícios, é fundamental buscar uma instituição qualificada e que atenda a todas as necessidades do aluno. “O ensino EAD quando realizado em uma universidade comprometida com o ensino aprendizagem como a Universidade Tiradentes, a quantidade do profissional que é colocado no mercado de trabalho não diverge com nenhum outro. Eu espero que cada vez mais as pessoas se conscientizem que o protagonista será sempre do aluno, que ele pode ser o profissional que quiser ser e espero que mais cursos possam surgir para esta modalidade” finaliza.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação