Aracaju (SE), 19 de agosto de 2022
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 23/07/2022 às 08h00
Pub.: 25 de julho de 2022

Projeto ecológico é desenvolvido em Sergipe por aluna da Universidad de Valladolid


A proposta da jovem estrangeira é desenvolver projetos de Arquitetura e Urbanismo voltados para sustentabilidade.


Projeto ecológico é desenvolvido em Sergipe por aluna da Universidad de Valladolid - Foto: Asscom Unit

Projeto ecológico é desenvolvido em Sergipe por aluna da Universidad de Valladolid - Foto: Asscom Unit


Um trabalho de mobilidade acadêmica envolvendo a Universidades Tiradentes (Unit), e a Universidad de Valladolid, na Espanha, está unindo técnicas de arquitetura e urbanismo tendo como foco a criação de projetos ecológicos e sustentáveis. A idealizadora desta linha de exploração teórica é a jovem Cláudia Díaz Gancedo, com residência em Aracaju desde fevereiro deste ano. Natural da região de Castela e Leão, a acadêmica segue em atividade de múltiplos conhecimentos até o próximo mês de novembro, quando deve retornar ao país de origem e apresentar aos professores espanhóis o resultado dos estudos desenvolvidos no Brasil.


Diante da oportunidade de impulsionar os respectivos conhecimentos educacionais, Díaz Gancedo decidiu participar de um processo de seleção o qual gerava a oportunidade de estudar em uma universidade brasileira com duração máxima de nove meses. O estado de Sergipe, bem como a escolha pela unidade Unit, aconteceu após conversas com amigas que, em um passado recente, haviam participado do mesmo projeto de extensão. “Dois anos antes, uma amiga tinha participado de programa semelhante e naquele momento gostei e me interessei pela ideia. Infelizmente a pandemia [provocada pelo coronavírus] impossibilitou que tivesse me candidatado antes para participar dessa experiência tão rica de informações e conjunturas diferentes”, disse.


É de conhecimento unificado - em especial aos profissionais desta área de atuação -, que a arquitetura no Brasil, assim como a cultura, a gastronomia e outras características que marcam nossa identidade, recebeu a influência de vários países, entre eles, a Espanha. “Cheguei com um mês de antecedência e passei alguns dias em Salvador. Eu sabia que encontraria um país com costumes e práticas diferentes do que estava acostumada a vivenciar, mas tinha a convicção que seria uma oportunidade para desenvolver projetos com metodologias um tanto distantes da minha zona de conforto. Queria muito abraçar esta oportunidade e é isso que estou fazendo desde o primeiro momento em que cheguei aqui”, relatou.


Atenção educacional - De acordo com a jovem, desde o primeiro dia de aula tem conseguido pôr em prática ideias desenhadas logo após ser informada que havia sido selecionada para participar do intercâmbio. Dentro deste projeto de produção, criação e desenvolvimento, Díaz Gancedo chamou a atenção para o acolhimento recebido por professores e colegas de turma. “Estamos desenvolvendo um trabalho ecológico brilhante que envolve produtos regionais e estudos teóricos que aprendi lá na universidade que estudo. Vim com esse foco, com essa ideologia formada e aqui foi logo aprovada pelos professores. Aqui na Unit tenho assistência diária por vários mestres e isso ajuda bastante na finalização do projeto”, completou.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação