Aracaju (SE), 19 de agosto de 2022
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 12/07/2022 às 08h34
Pub.: 12 de julho de 2022

Gerontologia: cresce a demanda por profissionais capacitados


A matriz curricular do curso de graduação é composta por disciplinas de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas.


Gerontologia: cresce a demanda por profissionais capacitados - Foto: Asscom Unit

Gerontologia: cresce a demanda por profissionais capacitados - Foto: Asscom Unit


Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, surgiram debates necessários acerca do processo de envelhecimento. Mais do que cuidar da saúde física dos idosos, é preciso compreender as questões biológicas, sociais e psicológicas inerentes a essa faixa etária. Portanto, o ramo de Gerontologia e bem-estar tem ganhado cada vez mais destaque. 


Pensando nessas demandas, a Universidade Tiradentes (Unit), oferece o curso na modalidade de Educação a Distância (EAD), onde é abordado o processo de envelhecimento a partir de uma perspectiva holística e multidisciplinar, combinando conhecimentos de diferentes áreas, em que ao longo da graduação, o estudante contacta com temas que possibilitam uma compreensão global das pessoas na terceira idade.


De acordo com o tutor do curso, Adelmax Pedral, o profissional em Gerontologia pode atuar em diversas áreas. “As áreas de concentração são: ensino, pesquisa, educação, promoção da saúde, controle e tratamento de doenças e reabilitação para promover melhorias na qualidade de vida do idoso, favorecendo o envelhecimento saudável”, explica o tutor.


O objetivo do curso de Gerontologia e bem-estar é formar profissionais com as competências necessárias para atuar com ética e responsabilidade diante dos desafios decorrentes do envelhecimento da população. Além de ter uma duração curta de apenas dois anos, o curso é ministrado 100% online, onde o aluno só precisa se deslocar ao polo em que está matriculado para a realização das provas de avaliação no fim do período. 


O aluno dispõe de disciplinas relacionadas com Gerontologia Educacional, Nutrição, Relações Familiares e Cuidados Paliativos estão presentes na estrutura da formação. Capacitado para atuar tanto na gestão da velhice saudável como da fragilizada, se tornando um profissional humanista, crítico e reflexivo, que está habilitado para exercer as suas funções em contextos interdisciplinares e multiprofissionais, garantindo uma prestação de cuidados focada na qualidade de vida dos idosos. 

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação