Aracaju (SE), 15 de agosto de 2022
POR: Assessoria Portal UFS
Fonte: Assessoria Portal UFS
Em: 27/06/2022 às 13h02
Pub.: 27 de junho de 2022

Simpósio na UFS debate Cannabis medicinal em suas múltiplas dimensões


Evento terá presença de especialistas de diversas áreas para esclarecer tema, ainda envolto em preconceito e pouco conhecido.


Lysandro Borges, professor pesquisador de farmácia da UFS - Foto: Eugenio Barreto | Portal UFS

Lysandro Borges, professor pesquisador de farmácia da UFS - Foto: Eugenio Barreto | Portal UFS

“O uso recreativo da Cannabis não tem nada a ver com o uso recreativo da planta”. A afirmação categórica é de Lysandro Borges, professor pesquisador de farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que organiza o “Simpósio de Cannabis medicinal: da farmacologia à clínica médica”, a ser realizado no dia 6 de julho, no campus São Cristóvão da UFS, às 18h. O objetivo do evento - que contará com a palestra da médica Mirene Morais, certificada internacionalmente em Cannabis -  é desmistificar o uso terapêutico da planta, esclarecendo e atualizando a temática através de especialistas nas áreas da psiquiatria, farmácia, medicina e direito. 


Para Lysandro, o simpósio é fundamental diante do contexto de preconceito e pouco conhecimento da sociedade a respeito dos benefícios da utilização medicinal da Cannabis, que contribui para melhora da qualidade de vida e saúde de pacientes que sofrem com doenças crônicas e neurológicas, como epilepsia, Alzheimer, depressão, ansiedade, convulsões, entre outras “A maior parte dos fármacos, das drogas que usamos hoje, são de plantas, extratos vegetais, ou de extratos vegetais que geraram por síntese química outros produtos farmacológicos”, explicou o professor, ressaltando que se trata de um tabu a ser quebrado.


O pesquisador da UFS sublinhou, ainda, que quando “tratamos do tema, a abordagem deve ser multidisciplinar. É por isso que, dentre outros participantes de áreas diversas, o evento terá a presença da médica Mirene Morais, que lida diariamente com pacientes cujo sofrimento pode ser aliviado pelo uso terapêutico da planta”. Para ele, “a presença da doutora Mirene é fundamental pela sua motivação no assunto, ser uma defensora do tema, para amenizar as dores do paciente. A gente vai ter a visão do clínico, através da participação dela, pois o clínico, mais do que ninguém, consegue enxergar a dor de quem sofre com ela”, esclareceu Lysandro.


Conscientização da sociedade
Para Mirene Morais, que realizou palestra sobre o tema na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) no último dia 9 de junho, o Simpósio é mais uma oportunidade de difundir informações e conscientizar a sociedade a respeito da Cannabis medicinal. “O evento não terá uma só abordagem, e isso é muito rico. Quando falamos da utilização terapêutica da planta, há uma série de questões que precisam ser tratadas e que estão em campos diferentes, como o da farmácia e do direito. É uma honra dividir espaço com profissionais profundamente capacitados, que darão uma visão completa da temática”, disse ela, destacando a importância do reconhecimento da UFS quanto ao debate do assunto.


Além de Mirene e Lysandro, irão participar do “Simpósio de Cannabis medicinal: da farmacologia à clínica médica” Marcelo Cavalcante, professor pesquisador de farmácia da Universidade Federal de Sergipe, Wilson Lessa, médico psiquiatra, e Maurício Lobo, advogado especialista em direito à saúde e coordenador de Saúde Pública da unidade sergipana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE). Mais informações sobre o evento podem ser acessadas através do perfil de Instagram do Laboratório de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia Clínica da UFS, (@labic.ufs).

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação