Aracaju (SE), 08 de agosto de 2022
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 21/06/2022 às 08h01
Pub.: 21 de junho de 2022

Cursos EAD da Unit recebem nota máxima em avaliação do MEC


Avaliação do MEC reforça investimento da Unit em corpo docente de alta qualidade e inovação em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem.


Cursos EAD da Unit recebem nota máxima em avaliação do MEC - Foto: Asscom Unit

Cursos EAD da Unit recebem nota máxima em avaliação do MEC - Foto: Asscom Unit


A qualidade de ensino da Universidade Tiradentes (Unit) está em constante reconhecimento pelos órgãos reguladores da Educação. Desta vez, os cursos de Logística e Gestão Financeira, ambos da modalidade de Educação a Distância (EAD) da Unit, foram avaliados com nota máxima (nota 5 que certifica excelência). 


A avaliação é feita, regularmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Segundo a gerente de avaliação e acreditação da Unit, Michelline Roberta Simões, estas notas representam uma forma de o MEC declarar se possuem ou não qualidade e excelência. “Os resultados da avaliação são utilizados como evidências para suporte ao processo decisório e homologação dos atos autorizativos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de um curso de graduação”, considera.


Para além disso, estudar em um curso reconhecido ou que tenha seu processo de renovação de reconhecimento com conceitos altos, assegura uma formação sólida. “As avaliações garantem a qualidade do ensino superior. É um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)”, frisa a gerente.


Para o professor de Gestão Financeira da Unit EAD,  Diego Silva Souza, essa nota é resultado de um trabalho em equipe bem feito. “Na minha visão, enquanto docente do curso de Gestão Financeira EAD, essa nota é um reconhecimento do empenho da equipe (coordenação e corpo docente). Isso reflete que  a organização curricular proposta para o curso está dentro dos parâmetros avaliados pelo MEC, e que a equipe está engajada com a melhoria contínua do curso”, pontua.


O professor do curso EAD de Logística, Douglas de Moura, reforça a importância da qualidade do corpo docente e envolvimento dos alunos. Para ele, o resultado geral obtido pelo curso de Logística, já que mostra a excelência em todos os requisitos exigidos pelo MEC.


“No Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes], os alunos demonstraram conhecimentos e habilidades no mais alto nível para atuar profissionalmente. Contribuíram para esse resultado: corpo docente composto por mestres e doutores com experiência de mercado; recursos didáticos pedagógicos; infraestrutura física e instalações, todos no mais alto nível. Como profissional da área de Logística há quase 40 anos, me sinto muito orgulhoso em fazer parte desse time de vencedores”, ressaltou o professor Douglas de Moura.


Avaliação do MEC
Para a garantia da qualidade da educação superior ofertada no país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) presta à sociedade o serviço de avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação, um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).


Orientados por Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG), os avaliadores designados seguem para o parâmetro de um documento que orienta as visitas. Já os instrumentos para avaliação in loco. Esse documento é organizado em três dimensões que avaliam organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, além de infraestrutura. Sendo que, para cada uma dessas dimensões, existem indicadores próprios que variam de um a cinco. 


Os resultados da avaliação são utilizados como evidências para suporte ao processo decisório e homologação dos respectivos atos autorizativos pela Seres/MEC – autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso de graduação, bem como credenciamento, recredenciamento ou transformação de organização acadêmica de instituições de educação superior.

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