Professores sergipanos participarão de conferência científica na Alemanha
Encontro apresentará resultados de pesquisas voltadas para medicina e tecnologia.
Entre as 53 instituições que compõem a rede científica International Human Motricity Network (IHMN), a Universidade Tiradentes (Unit) será representada por três docentes do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente na Conferência Internacional de Tecnologias Digitais em Saúde (International Conference Digital Technologies in Health). O evento científico acontecerá na Alemanha, entre os dias 14 e 16 de setembro.

Professor Dr. Marcos Almeida - Foto: Asscom Unit
Segundo ele, tais resultados retratam a realidade com maior precisão. “Eles são vitais em termos de tomada de decisão, seja ela na elaboração de protocolos de atendimento em cada instituição de saúde, seja na elaboração de políticas públicas de prevenção e tratamento de enfermidades variadas”, acrescenta.
O trabalho foi desenvolvido por alunos da graduação em Medicina e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA), e pelo grupo de pesquisa em Epidemiologia Clínica e Social. Em conjunto com estudantes de Medicina e de outros cursos, envolvendo também mestrandos e doutorandos, são publicadas diversas pesquisas em revistas de renome internacional.
Durante a conferência também será abordado o uso de ‘Apps for Performance Assessment and Prescription (Aplicativos para a Avaliação e Prescrição de Desempenho), tema de estudo do Dr. Estélio Dantas. “Juntamente com os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, conseguimos cinco patentes de aplicativos para avaliação do risco de quedas de idosos, avaliação do nível de condicionamento físico de idosos, orientação da vocação esportiva de crianças e detecção de talentos para os esportes. A palestra será justamente sobre esses aplicativos e outros em desenvolvimento”, diz.

Dr. Estélio Dantas - Foto: Asscom Unit
“A ciência vem se transformando e evoluindo em caráter exponencial. Nos dias de hoje, a telemedicina, as cirurgias robóticas e a inteligência artificial no diagnóstico e tratamento de doenças são fatos cada vez mais corriqueiros. No entanto, o fator humano sempre será preponderante. Atuar na formação dos futuros médicos, totalmente familiarizados com as mais recentes e avançadas tecnologias, mas com uma sólida formação humanística e focada nas necessidades do paciente é algo que todo o corpo docente da Unit se orgulha”, ressalta o docente do curso de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente.
Além deles, o coordenador do curso de Medicina da Unit, Dr. Richard Halti Cabral, apresentará conferência sobre o tema Tecnologia Digital para Medicina Comunitária (Digital Technology for Community Medicine).

Dr. Richard Halti Cabral, coordenador do curso de Medicina da Unit - Foto: Asscom Unit