Aracaju (SE), 23 de maio de 2022
POR: Raquel Teixeira Passos
Fonte: Assessoria Unit
Em: 17/01/2022 às 14h32
Pub.: 18 de janeiro de 2022

Plataforma de ensino permite que universitários estudem online


Conheça o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a plataforma de ensino digital que possibilita interação e acesso a conteúdos digitais.


Já imaginou uma ferramenta de ensino totalmente online que pode ser acessada tanto em versão web quanto pelo celular? Ela existe e se chama Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por meio dessa plataforma, os estudantes de educação a distância (EaD) e disciplinas online da graduação presencial da Universidade Tiradentes (Unit) podem interagir com professores, tutores e colegas de turma, além de acessar os conteúdos das disciplinas, claro.


A gerente acadêmica da Unit EaD, Karen Sasaki, explica que o AVA é como uma universidade digital. “O aluno vai estudar das mais diferentes formas. Com textos, infográficos, vídeo-aulas… ele vai interagir com os colegas e com o professor através dos fóruns de discussões ou no espaço do Fale Conosco. E o estudante consegue ser avaliado ao postar os arquivos das avaliações solicitadas”, explica Karen Sasaki.


A navegação no AVA da Unit EAD é intuitiva. Logo na página inicial, o estudante verá as principais funcionalidades da plataforma. Conheça todas elas:


Central de notificações
A todo o momento, a Unit acompanha o aprendizado do aluno. Por isso, ele recebe constantemente mensagens dos professores informando sobre prazos das atividades, lembretes sobre provas e trabalhos, além de avisos institucionais.


A cada mensagem nova enviada para o aluno ele é notificado. Para quem usa o aplicativo do AVA no celular e permite o envio de notificações, esse recurso é ainda melhor, pois as notificações da plataforma também chegam por meio de pop-up no dispositivo móvel.


Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução


Precisa de ajuda?
Muita gente pensa que se optar por um curso online terá dificuldade em contactar os professores e tutores. Mas na Unit esse problema é suprido por meio da Central de Ajuda e do Fale Conosco. Em ambas as áreas, o aluno tira suas dúvidas por meio de tutoriais e outros conteúdos com perguntas frequentes; e pode entrar em contato diretamente com uma equipe especializada conforme o tema da dúvida que possui.


Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução


Disciplinas
Os conteúdos das disciplinas podem ser acessados tanto no menu central da página quanto pelo menu superior. Também é possível fazer uma busca pelas disciplinas dos períodos e acompanhar o andamento do aprendizado de cada uma delas. Eles estão organizados em uma trilha de aprendizagem em que a cada sessão o estudante encontra as vídeo-aulas e dicas dos professores, exercícios, desafios e outras informações. 


Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução


Como o AVA está disponível tanto em versão web quanto por aplicativo de celular, o estudante pode estudar em qualquer lugar, além de poder baixar os conteúdos das disciplinas em PDF para acessar quando quiser, mesmo que esteja offline.


Para Karen Sasaki, esse é um dos principais benefícios do AVA. “Isso gera mobilidade e outras oportunidades de estudos em lugares não necessariamente tradicionais como uma sala de aula ou uma sala de estudos. O celular torna-se um aliado para que o aluno consiga estudar e desenvolver suas atividades pedagógicas”, destacou.


Para acessar o AVA, o estudante pode ir pelo Sistema Magister ou baixando o aplicativo Brightspace Pulse, disponível para download na Apple Store ou Google Play.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação